Europa e Japão vão questionar política Industrial brasileira

Europa e Japao pressionam o Brasil e alertam que o governo de Dilma Rousseff usou por meses a desculpa da valorização do real para justificar, no fundo, a implementação de uma política industriai considerada por eles como "discriminatória".

Na quinta-feira, Bruxelas e Tóquio vão, uma vez mais, levar o caso das barreiras brasileiras à OMC. Mas, se durante meses as críticas eram respondidas pelo governo alegando que algo precisava ser feito diante do real valorizado, países ricos agora alertam que essa desculpa já não se justifica diante da desvalorização da moeda e alertam que vão pressionar por mudança de rumos na política comercial brasileira.

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Indústria automotiva bate recorde no semestre

As montadoras brasileiras produziram 1,86 milhão de unidades e as vendas atingiram 1,8 milhão de veículos no primeiro semestre deste ano, números recordes para o período, segundo levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Os melhores desempenhos para a primeira metade de um ano eram de 2011, quando a produção entre janeiro e junho atingiu 1,714 milhão de veículos e os emplacamentos, 1,73 milhão de unidades.

No entanto, a produção auto; motiva desacelerou 7,8% no mês passado ante maio, para 320,8 mil veículos, e as vendas em junho somaram 318,6 mil veículos, com uma leve alta de o,8% sobre o mês anterior.

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Inaugurada por Lula em 2010, Ferrovia Norte-Sul só funcionará em 2014

O ministro dos Transportes, Cesar Borges, disse nesta sexta-feira (5) que os dois trechos da Ferrovia Norte-Sul que atualmente estão sendo construídos pelo governo serão concedidos à iniciativa privada e só vão operar após a assinatura dos contratos de concessão. A previsão é que isso ocorra apenas a partir do ano que vem.

Os trechos em construção pelo poder público são de Palmas (TO) a Anápolis (GO), com 862 quilômetros, e de Anápolis (GO) a Estrela d'Oeste (SP), com 682 quilômetros.

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