Fonte: MDIC
Foi publicado, na edição do dia 17 de maio, do Diário Oficial da União, o edital para a seleção de peças que irão representar o artesanato brasileiro na 3ª edição do Reconhecimento de Excelência para produtos artesanais do MERCOSUL +. O evento será realizado em Montevidéu (Uruguai), de 30 de julho a 2 de agosto de 2012, no marco da celebração dos 50 anos do Conselho Mundial do Artesanato na América Latina.
O MDIC, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro, será o Comitê de Seleção Nacional que irá escolher 30 peças, em função dos critérios de excelência, autenticidade, ecologia e comercialização, para representar o Brasil. Podem participar artesãos individuais ou núcleos, associações e cooperativas. Cada inscrito poderá submeter duas peças de artesanato à apreciação do Conselho.
Para se inscrever é necessário enviar, até o dia 15 de junho, o forumlário de inscrição preenchido, acompanhado de duas fotos de cada peça e duas fotos das etapas de produção principal. Só serão aceitas inscrições pelo correio. O edital traz mais detalhes sobre inscrição, seleção e participação no processo de seleção.
Reconhecimento
O “Reconhecimento de Excelência da UNESCO para os produtos artesanais do MERCOSUL+” foi criado em 2007-2008 em colaboração com os organismos competentes em artesanato da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
O “Reconhecimento” tem o objetivo de incentivar nos artesãos a criação de produtos por meio de habilidades, design e temas nacionais de modo inovador, assegurando a continuidade e sustentabilidade das tradições culturais. É um instrumento de promoção que avalia a qualidade e autenticidade dos produtos, bem como a promoção internacional dos agraciados com o reconhecimento.
Para sua realização, os Comitês Nacionais realizam a seleção de peças em seus países, de acordo com o Edital de Convocação do evento, e, numa etapa seguinte, as peças selecionadas são encaminhadas para o evento de Reconhecimento, que é realizado em um dos países concorrentes – em 2012 no Uruguai, onde é realizada a seleção e outorga de reconhecimento por jurados indicados pela UNESCO.