Ministros do G20 dizem que há "necessidade urgente" de reforma da OMC

Imprimir

Ministros de comércio de países do G20 reunidos na Argentina disseram que há uma "necessidade urgente" de melhorar a Organização Mundial do Comércio (OMC) para enfrentar os desafios atuais e futuros, segundo comunicado conjunto divulgado nesta sexta-feira. Com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, preparando tarifas sobre mais 200 bilhões de dólares em produtos chineses, os ministros disseram estar "intensificando o diálogo" sobre disputas comerciais internacionais, de acordo com o comunicado.

O documento não deu detalhes sobre possíveis reformas na OMC ou como o diálogo sobre o comércio estava aumentando.

"Obviamente as novas medidas tarifárias não são positivas", disse o ministro do Trabalho e Produção da Argentina, Dante Sica, na coletiva de imprensa após a reunião. "Mas nós precisamos ver como as coisas se desenvolvem."

A Argentina detém a presidência rotativa do G20 neste ano.

O governo Trump exigiu que a China cortasse o seu superávit comercial de 375 bilhões de dólares com os EUA, suspendesse políticas voltadas para a aquisição de tecnologia e propriedade intelectual norte-americanas e seus subsídios industriais de alta de tecnologia.

Trump ameaçou retirar os EUA da OMC. A China pediu uma reforma da organização para tornar o comércio global mais justo e efetivo.

Sica acrescentou que um acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul está "nos estágios finais de negociação", com um acordo provável até o final do ano.

Fonte: Reuters

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016