Mercosul e União Europeia devem iniciar troca de ofertas em outubro, afirma Armando Monteiro
- Detalhes
- 28/08/15
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, disse que tem plena confiança na conclusão dos processos que vão permitir o início das trocas de ofertas entre Mercosul e União Europeia, a partir de outubro.
Monteiro se reuniu com os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e da Argentina, Héctor Timerman, em um almoço no Itamaraty no qual discutiram temas regionais, a hidrovia Paraguai-Paraná e a celebração dos 30 anos da Declaração do Iguaçu, prevista para novembro próximo. O ministro Armando Monteiro reiterou a importância estratégica da parceria entre Brasil e Argentina. "Mantemos sempre um diálogo comercial de alto nível e temos percebido posições convergentes sobre temas intrabloco e extrabloco" disse, reforçando a firme disposição "que vem sendo reiterada e reafirmada pelo Brasil e pela Argentina" em concluir o processo para a troca de ofertas birregionais. "Esse é um passo fundamental para a consolidação do Mercosul", avaliou.
Também sobre o acordo entre os dois blocos econômicos, o ministro Mauro Vieira reforçou que "o Mercosul está unido e apresentaremos em conjunto uma proposta à União Europeia, como ficou acertado na reunião ministerial do bloco realizada em junho", relembrou. Vieira disse ainda que os países continuam a trabalhar internamente "e tenho certeza que vamos estar em posição acertada e afinada para começar as negociações".
Segundo o chanceler Héctor Timerman, a Argentina considera o acordo entre os blocos um instrumento fundamental e prioritário para o desenvolvimento regional e que as negociações conjuntas com a União Europeia demonstram a seriedade com que o Mercosul trabalha.
Fonte: MDIC