Investimentos crescem no 1º tri, mas acumulam queda em 12 meses, diz Ipea

Imprimir

Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), espécie de termômetro do nível dos investimentos no Brasil, subiu 0,3% no primeiro trimestre, em relação ao trimestre anterior. Em 12 meses, porém, o indicador acumula queda de 0,1%. Nos três primeiros meses de 2018 tiveram destaque o consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came), com alta de 2,4%.

Em março, o FBCF cresceu 0,8% na comparação com fevereiro. Ante igual mês de 2017, o avanço foi de 3,4%.

Construção civil

Em março, o indicador de construção civil avançou 0,2% na série dessazonalizada, após duas quedas consecutivas. Porém, o setor encerrou o primeiro trimestre em baixa de 0,6% ante o trimestre anterior.

"Levando em consideração o desempenho ainda anêmico da construção civil, o consumo aparente de máquinas e equipamentos continua sendo o principal responsável pela trajetória de recuperação gradual observada nos investimentos", diz em nota Leonardo Mello de Carvalho, pesquisador do Ipea e autor do estudo.

A Formação Bruta de Capital Fixo é um dos componentes do PIB pelo lado da demanda e indica o quanto as empresas aumentaram sua capacidade produtiva. Indica se a capacidade de produção do país está crescendo e também se os empresários estão confiantes no futuro.

 

Fonte: G1

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016