Anac autoriza primeiro drone brasileiro a voar acima de 120 metros
- Detalhes
- 08/06/18
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entregará nesta sexta-feira (8) a primeira autorização para um drone brasileiro voar acima de 120 metros. Na prática, com a ampliação do limite, o drone poderá ser usado, por exemplo, em mapeamentos geológicos.
Hoje, o Brasil tem 43,8 mil drones registrados na Anac. Desse total, 28,1 mil são de uso recreativo.
O drone
A aeronave que receberá a autorização é a RPSA Arator 5B, fabricada pela XMobots. O drone também tem autorização para se mover em um raio de até 2 quilômetros, sem que seja necessário um observador acompanhando.
Giovani Amianti, CEO da XMobots, afirmou que o processo para autorização do projeto levou um ano e envolveu alterações no projeto como a incorporação de iluminação capaz de ser vista a uma distância de 2 km.
"Esta Autorização de Projeto abre portas para o setor, servindo de incentivo para que outros fabricantes também busquem essa autorização para seus equipamentos. Essa profissionalização trará mais segurança para as empresas fabricantes, usuários e demais beneficiários da tecnologia" ressalta Amianti.
Regulamento
Em maio do ano passado, a Anac aprovou o regulamento para uso de drones.
Entre as novidades, o documento implementou a exigência de habilitação para os pilotos de equipamentos com mais de 25 kg.
O regulamento também proibiu o uso de drones sobre pessoas, a não ser que tenha sido dada autorização para isso.
Fonte: G1