Instituto do Cérebro Paulo Niemeyer, no Caju-RJ, é inaugurado
- Detalhes
- 31/07/13
A partir de amanhã, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão acesso a tratamentos de ponta na área da neurocirurgia. O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), o primeiro do país dedicado exclusivamente a tratamentos de doenças do cérebro, será dirigido pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho.
Para que o Instituto ganhasse forma, foram gastos R$ 80 milhões em obras e equipamentos de última geração, custeados pelo governo do estado. O complexo onde foi construído o IEC, onde também fica o Hospital Estadual Anchieta, no Caju, tem 44 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 56 leitos de enfermaria. Em uma segunda fase, serão criados mais cem leitos. - Esse é um projeto pioneiro no Brasil e arrisco dizer que é a maior iniciativa dessa gestão do Estado do Rio. Há muitos centros no país dedicados ao coração, à ortopedia, ao câncer, mas esse é o primeiro dedicado exclusivamente ao cérebro - disse Paulo Niemeyer Filho.
Entre as novidades da nova unidade, que se dedica exclusivamente a casos cirúrgicos e traz técnicas inéditas na rede pública de saúde, a sala híbrida. Trata-se de uma sala que possibilita a realização de exames de ressonância magnética durante a cirurgia, com o paciente ainda na mesa de operação. O IEC tem também o primeiro Centro de Epilepsia do estado do Rio. A previsão é de que sejam realizadas entre oito e dez cirurgias diárias no instituto.
Fonte: O Globo