Suínos reprodutores criados em MT são exportados para Argentina
- Detalhes
- 05/08/13
A primeira exportação foi iniciada neste sábado (3). São 1.045 animais que estão sendo levados para a Argentina, o que é considerado um avanço para a suinocultura mato-grossense que passa a exportar animais com forte qualidade genética.
De acordo com o gerente da empresa, Lisandro Haupenthal, a principal razão para a abertura do novo mercado é a questão sanitária. "Somos certificado pelo Ministério da Agricultura e pelo Indea e temos essa preocupação com a sanidade, além de possuir um plantel altamente qualificado. Isso despertou a atenção dos argentinos que nos acionaram para compra", explica, através da assessoria. O valor da negociação não foi informado e ainda não foi previsto se a negociação prevê outra etapa com exportação de plantéis.
A exportação vem em um momento bom para os suinocultores do Estado. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), houve uma queda nas exportações do Brasil para a Argentina. A retração registrou 7,05% nas vendas de carne suína para a Argentina, em junho: 662 t, em relação a 713 t em junho do ano passado. No acumulado do ano, houve um crescimento de 21,16% em volume (7.994 t) e 27,42% em valor (US$ 25,96 milhões).
Fonte: Agronotícias