Cosan avalia investimento em portos após fim de negociação com ALL

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Apesar da desistir das negociações para entrar no capital da America Latina Logistica (ALL), o grupo Cosan continua empenhado em aumentar a sua presença em infraestrutura. A aquisição de parte da ALL fazia parte da estratégia da Cosan de se fortalecer no setor.

"Decisões estratégicas são tomadas no longo prazo. A companhia permanece engajada nos processos de infraestrutura", afirma Marcos Lutz, presidente da Cosan. Entre as áreas de interesse da empresa, Lutz destacou a construção de sistemas portuários para o setor de fertilizantes, soluções estruturadas para as exportações de celulose e participação na licitação de alguns terminais portuários, como os de Santos. Segundo ele, os R$ 896 milhões que seriam investidos na compra de parte da ALL agora poderão ser direcionados para outros projetos. A empresa também considera atuar como operador independente em ferrovias.

Questionado sobre os motivos que levaram a Cosan a desistir da operação, Lutz disse apenas que, da forma como as negociações prosseguiram, "o negócio deixou de criar valor para a Cosan". "Não achamos condição adequada que atendesse a todos os acionistas", afirma.

O executivo disse ainda acreditar que os contratos fechados com a ALL para o transporte de açúcar produzido pela empresa devem ser cumpridos. A Cosan já admitiu em ocasiões anteriores, no entanto, que os volumes contratados não estavam sendo cumpridos, porque a ALL priorizou o escoamento da safra de grãos.

"Não posso imaginar que uma demanda contratada vai deixar de ser atendida operacionalmente. A ALL tem pago todas as suas obrigações e espero que, com o aumento da capacidade de transporte, o volume contratado seja atendido em sua totalidade", afirmou hoje (14), durante teleconferência com analistas e jornalistas.

Fonte: Folha de São Paulo

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