O papel da indústria da Defesa no comércio exterior brasileiro é tema no ENAEX 2018
- Detalhes
- 17/08/18
O Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2018) iniciou os trabalhos ontem (16) abordando o tema "A Indústria da Defesa e o Comércio Exterior", que reuniu representantes da indústria, governo e academia e demonstrou, durante os debates, que Defesa e Desenvolvimento andam juntos. A tônica das apresentações foi sobre a importância do segmento na exportação de tecnologia e, por isso, a relevância de se investir em Defesa no Brasil. "São produtos de grande valor agregado, daí o mérito de hoje estarmos discutindo o tema neste evento, que é o mais importante do setor", afirmou o contra-almirante Luiz Carlos Faria Vieira, representante da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPRODI).
A representante do Ministério da Defesa, Juliana Larenas, em sua apresentação, fez um relato do trabalho que vem sendo executado pela Pasta no sentido de se inserirem cada vez mais nas ações relacionadas ao comércio exterior brasileiro. "Hoje estamos na iminência de entrar para a Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), assim como temos atuado para uma integração com o Ministério de Relações Exteriores. Também buscamos parcerias internacionais e temos apoiado startups relacionadas a nossa área", informou.
Participaram ainda do painel o presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais, Walter Bartels; o assessor do Comando da Escola Superior de Guerra, general Mauro Guedes Ferreira Mosqueira Gomas; e o conselheiro da AEB e diretor de Relações Externas da Embraer, José Serrador Neto. A moderação foi da conselheira da AEB, Monica Romero.
Fonte: AEB