Volume global de fusões e aquisições cai 35% no 3º tri conforme tensões comerciais crescem
- Detalhes
- 28/09/18
As atividades de fusões e aquisições globais caíram para 783 bilhões de dólares no terceiro trimestre, queda de 35 por cento em relação ao trimestre anterior, à medida que a crescente disputa comercial entre Estados Unidos e China lançou dúvidas sobre as perspectivas reguladoras de alguns negócios. Em julho, a fabricante norte-americana de chips Qualcomm retirou sua planejada aquisição da NXP Semiconductors por 44 bilhões de dólares, após o governo chinês demorar em oferecer autorização antitruste, um movimento visto como retaliação às tarifas comerciais anunciadas pelos EUA.
Isso gerou incertezas sobre as perspectivas de outros negócios envolvendo empresas globais que exigem aprovação regulatória chinesa, incluindo a aquisição da Rockwell Collins pela fornecedora aeroespacial United Technologies por 23 bilhões de dólares.
"Temos algumas nuvens no horizonte, vis a vis um conflito comercial, ou potencialmente uma guerra comercial com a China. Há o potencial para um Brexit difícil e o aumento dos juros", disse Mark Shafir, co-diretor global de fusões e aquisições do Citigroup.
Fonte: Reuters