Movimentação de cargas em Paranaguá atinge 5 mi t em setembro, puxada por soja
- Detalhes
- 11/10/18
O Porto de Paranaguá, um dos principais para o escoamento de safras do Brasil, fechou o mês de setembro com uma movimentação recorde para o período, alcançando 5,01 milhões de toneladas, com destaque para os embarques de soja, que mais que dobraram na comparação anual, informou a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) ontem (10). O porto também bateu o recorde de movimentação nos nove primeiros meses do ano, com os envios totalizando 40,9 milhões de toneladas de janeiro a setembro de 2018, ante 40,3 milhões em igual período há um ano.
"Alcançamos estes números com uma movimentação muito alta de produtos agrícolas, mesmo fora dos períodos mais tradicionais de escoamento da safra", disse o diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese, em comunicado.
A soja foi o produto mais escoado pelo porto em setembro, somando 1,47 milhão de toneladas em 24 navios, em comparação com 637 mil toneladas embarcadas em igual mês do ano passado.
O desempenho registrado pelo porto se dá em meio a uma safra recorde de quase 120 milhões de toneladas de soja colhidas neste ano no Brasil, o maior exportador global da oleaginosa.
A Appa também disse esperar que Paranaguá supere em 2018 a máxima histórica de movimentação anual de 51 milhões de toneladas, alcançada em 2017.
Fonte: Reuters