Viracopos, Vitória e Galeão lideram em satisfação; usuários criticam serviços comerciais
- Detalhes
- 24/10/18
Campinas recebeu nota 4,74, a maior entre os 20 terminais avaliados em três categorias. Alimentação, estacionamento e internet entre as principais críticas nos terminais do país. Viracopos, Vitória (ES) e Galeão (RJ) receberam as três melhores notas de avaliação pelos usuários em suas respectivas categorias – milhões de viajantes/ano-, segundo a 3ª rodada da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro feita pelo Ministério dos Transportes.
CONFIRA A PESQUISA COMPLETA
No total, foram avaliados 20 terminais, responsáveis por 87% da movimentação nacional. O levantamento ouviu 21.206 pessoas, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5% .
Viracopos o melhor no geral
Com nota 4,74, o aeroporto de Campinas (SP) foi o melhor avaliado dentre os 20 terminais avaliados nas três categorias, seguido de Curitiba (4,72). Florianópolis recebeu a nota mais baixa, 3,83.
A pesquisa leva em consideração uma escala de um a cinco, onde um é "muito ruim" e 5 é "muito bom".
Categorias: passageiros por ano
Na categoria até 5 milhões de passageiros por ano, Vitória aparece na primeira posição com nota 4,59.Viracopos lidera entre os terminais entre 5 milhões e 15 milhões de passageiros com nota de 4,74 .
O Galeão foi o melhor avaliado em aeroportos com movimentação acima de 15 milhões de passageiros/ano. A nota obtida foi de 4,45. A segunda posição neste ranking foi Brasília (DF), nota 4,41. A terceira posição foi Guarulhos (SP), com 4,39 e Congonhas (SP) com 4,36.
De acordo com o governo federal, os passageiros entrevistados estão satisfeitos com os serviços em 19 dos 20 aeroportos. A proporção de aprovação chega a 89%, que avaliaram os terminais como "bons" ou "muito bons". A média dada foi de 4,36%.
Setenta e nova por cento dos 38 indicadores de percepção avaliados registraram notas médias acima de 4, o que cumpre a meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).
Seis dos oito indicadores que se referem às facilidades ao passageiro receberam notas abaixo da nota 4.
As principais queixas são:
disponibilidade de bancos ,caixas eletrônicos ou casas de câmbio (3,69)
custo-benefício do estacionamento (3,14)
valor dos produtos comerciais (3,08)
preço cobrado pelos alimentos (2,93)
qualidade da internet (3,51)
disponibilidade de tomadas (3,88)
Viracopos registrou a melhor movimentação de passageiros em setembro dos últimos três anos. De acordo com dados da concessionária Aeroportos Brasil, que administra a estrutura, passaram pelo terminal durante o mês 787,3 mil pessoas, número mais alto desde o mesmo período de 2015. No entanto, o acumulado de 2018 ainda é o pior da história da concessão.
Segundo o balanço da concessionária, de janeiro a setembro, passaram pelo complexo 6,8 milhões de passageiros, índice mais baixo desde 2013, quando a Aeroportos Brasil, que assumiu na metade de 2012, começou a divulgar as estatítiscas do aeroporto. O número segue uma tendência de queda apresentada por Viracopos durante o ano, apesar da reação nos últimos três meses.
A pior movimentação em nove meses do ano havia sido registrada em 2013 e 2016, com 6,8 milhões e 6,9 milhões de pessoas, respectivamente. Já o ano com maior circulação no período foi 2015, com 7,8 milhões de passageiros. Veja nos dois gráficos abaixo os dados de movimentação dos últimos seis anos e, mês a mês, em 2018.
Pesquisa de satisfação dos passageiros de aeroportos:
Aeroporto | Nota |
Viracopos | 4,74 |
Curitiba | 4,72 |
Confins | 4,61 |
Vitória | 4,59 |
Manaus | 4,51 |
Maceió | 4,51 |
Goiânia | 4,47 |
Galeão | 4,45 |
Recife | 4,43 |
Santos Dumont | 4,42 |
Brasília | 4,41 |
Guarulhos | 4,39 |
Natal | 4,38 |
Congonhas | 4,36 |
Porto Alegre | 4,33 |
Salvador | 4,26 |
Cuiabá | 4,24 |
Fortaleza | 4,21 |
Belém | 4,00 |
Florianópolis | 3,83 |