Empresas brasileiras terão imersão no Oriente Médio

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Empresas brasileiras interessadas em se internacionalizar poderão se candidatar a cinco dias de imersão no mercado do Oriente Médio. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) promove em novembro, em parceria com a Fundação Dom Cabral, a segunda edição do Programa de Internacionalização e Competitividade (Inter-Com), na qual executivos e empresários irão para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, conhecer a realidade local de negócios. Um dos focos da programação feita para a cidade árabe é o financeiro, as formas de acesso ao crédito em bancos da região.

Ontem (22), a Apex promoveu um encontro, no Hotel Intercontinental, na capital paulista, para falar sobre o projeto a empresas interessadas. O Inter-Com é um programa no qual a agência acompanha empresas que querem ir ao mercado internacional, principalmente com base física, e as prepara para tal. Ao entrar no projeto, elas passam por várias etapas. A primeira é uma avaliação para saber se a companhia está pronta para ir a outros países. Se a empresa estiver pronta, então a Apex e a Fundação Dom Cabral oferecem possibilidade de aperfeiçoamento e capacitações. A fase seguinte é uma análise do mercado em foco e a gestão da instalação em si. Nesse processo, a empresa vai definir se o ideal para ela é apenas exportar, ou ter uma unidade, fazer uma parceria, entre outras opções. A imersão no mercado, como a que será feita em Dubai, é uma das ações previstas no Inter-Com. A primeira foi feita em Miami, nos Estados Unidos, este mês.

"O objetivo é preparar melhor a empresa para a internacionalização", afirmou o gerente de Internacionalização da Apex, Juarez Leal, no encontro desta quinta-feira. Em Dubai, as empresas terão um panorama da situação política e econômica da região, mesa redonda sobre estratégias de marketing, contatos com autoridades locais para conhecer apoios oferecidos, palestras para entender o modelo organizacional da região, escutarão depoimentos de empresa global estrangeira e conversas com multinacionais brasileiras presentes no local.

O diferencial do programa previsto para os Emirados é o foco no mercado de crédito. Os empresários terão informações sobre fontes de créditos para investimentos e encontro com bancos de Dubai, Londres e Cingapura. A ideia é que encontrem ali possibilidades de financiamento para seus projetos na região ou fora dela.

O especialista em crédito e investimentos para o Oriente Médio, Raúl Silva, falou, no encontro promovido pela Apex, que os bancos islâmicos são uma oportunidade de financiamento para empresas brasileiras. Ele fez uma breve explanação sobre as finanças islâmicas e falou que a lei islâmica não é igual em cada país, e tem escolas diferentes em mercados como Arábia Saudita, Malásia, Egito, Sudão, países da ex-União Soviética, Irã e Azerbaijão.

Silva explicou alguns dos princípios das finanças islâmicas, como o que considera a cobrança de juros pecaminosa e só permite operações com base em ativos tangíveis. Outros princípios dos negócios são de que uma das partes não pode perder tudo, o dinheiro não pode ser investido em locais de jogos, como cassinos, não são permitidos contratos futuros, que são considerados apostas financeiras em função do risco, e nem podem ocorrer transferências de dívidas.

Na prática, no entanto, os bancos islâmicos têm operações parecidas com as de instituições convencionais, só utilizam modelos e denominações diferentes. É possível, por exemplo, tomar dinheiro e pagar de uma forma similar à convencional, com amortização do valor total e pagamento de uma "margem" para o banco. Para compra de um armazém, exemplifica Silva, o banco compra a estrutura do fornecedor e o vende depois para o seu cliente, com uma margem financeira. O tema será bem trabalhado durante a imersão em Dubai.

As inscrições para participar da viagem para Dubai estão abertas e qualquer empresa pode ser candidatar. A Apex e a Fundação Dom Cabral, no entanto, farão uma seleção para que o grupo seja formado apenas por empresas que já estão aptas para essa fase do projeto. A viagem e a hospedagem são por conta de cada participante, além de um valor a título de investimento de R$ 5 mil. A programação vai de 04 a 07 de novembro, mas um dia antes, em 03 de novembro, os empresários e executivos vão ao GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. As inscrições vão até 03 de outubro, mas caso haja muita procura elas poderão ser encerradas antes.

Fonte: Aduaneiras

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