Novo ministro das Relações Exteriores toma posse nesta quarta

Imprimir

O novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, toma posse amanhã (28), às 10h, em cerimônia no Palácio do Planalto. Figueiredo assume o lugar de Antonio Patriota, que será o novo representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).

A substituição foi provocada pela 'fuga' do senador boliviano Roger Pinto Molina, que ficou 455 dias na Embaixada do Brasil em La Paz. A saída do parlamentar foi organizada pelo diplomata Eduardo Saboia, encarregado de negócios na Bolívia.

Dilma e Patriota só teriam sido informados da fuga quando o boliviano alcançou território brasileiro. Nesta terça (27), a presidente afirmou que o Brasil jamais poderia ter colocado em risco a segurança do senador boliviano e criticou a operação que o retirou da embaixada brasileira em La Paz.

O novo ministro das Relações Exteriores é diplomata de carreira e foi o negociador-chefe da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho do ano passado, no Rio de Janeiro.

Antonio Patriota (esq) será substituído por Luiz Alberto Figueiredo Machado no Itamaraty

                          Antonio Patriota (esq) será substituído por Luiz Alberto Figueiredo Machado no Itamaraty

O novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, deve viajar nesta semana junto com a presidente, Dilma Rousseff, para o Suriname onde participará da Cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), informou ontem, dia 26, a Agência Brasil.

A presidente, que ontem aceitou a renúncia do ex-ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota, deve convidar Figeuiredo para participar na próxima sexta-feira, dia 30, da reunião da Unasul que acontece em Paramaribo, capital do Suriname.

Figueiredo deve assumir hoje em Brasília o novo cargo, vindo de Nova York onde até ontem ocupou o cargo de embaixador do Brasil nas Nações Unidas (ONU), e que a partir de hoje será ocupado por Patriota, o ex-chanceler.

Advogado formado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e diplomata de carreira, Figueiredo, 59 anos, realizou um bom trabalho, segundo analistas, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em junho de 2012 no Brasil.

Depois de participar da cúpula da Unasul, o novo chanceler terá uma agenda diplomática densa, entre as atividades está a coordenação com o Departamento de Estado norte-americano da agenda do encontro de Dilma e seu colega Barack Obama em Washington em outubro próximo.

Fonte: Jornal do Brasil

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016