Movimentação portuária cresce 2,7% em 2018, diz Antaq

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O setor portuário nacional movimentou 1,117 bilhão de toneladas em 2018, o que representa um crescimento de 2,7% em relação a 2017. Os dados foram apresentados ontem (12/2), pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), durante cerimônia de comemoração dos 17 anos do órgão. Entre 2010 e 2018, houve aumento de 33% na movimentação de cargas no país. Para 2019, a expectativa é de um giro de 1,156 bilhão de toneladas, crescimento de 3,5%.

Presente no evento, representando o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o secretário nacional de Portos, Diogo Piloni, afirmou que há motivos para comemorar. "A agência tem cumprido seu papel de forma brilhante. É um case de sucesso na retomada da capacidade de entrega de projetos de licitação de arrendamentos", destacou.

Piloni ressaltou, no entanto, que há melhorias a serem realizadas em processos. "Assumimos a necessidade de melhorar a atuação da agência. O momento é para que se busque o rigor técnico e melhores práticas na fiscalização. Vamos buscar a descentralização do poder das autoridades portuárias para que se abram novas frentes de realização de negócios", anunciou.

O objetivo do ministério, segundo Piloni, é atualizar as portarias ainda durante os 100 dias de governo. "Sempre na linha de flexibilização, desburocratização, menor interferência possível", disse o secretário.

O diretor geral da Antaq, Mario Povia, ressaltou que a agência demanda elevado grau de especialização dada sua complexidade. "Não é missão fácil. Regular é para poucos Há que se conviver com críticas e conflito de interesses, além da letargia sistêmica contaminada pela burocracia", assinalou. "Há que se vencer a burocracia a qualquer custo. Lidar com infraestrutura no Brasil é desafiador", emendou.

Estatísticas
Conforme as estatísticas, os portos públicos movimentaram 374 milhões de toneladas em 2018, um aumento de 2,6% em comparação com 2017 (365 milhões de toneladas). Os terminais privados movimentaram 743 milhões de toneladas no ano passado, um crescimento de 2,8% em relação a 2017 (723 milhões de toneladas).

Em um ranking de movimentação nos portos públicos, Santos (SP) aparece na primeira posição, com 107,5 milhões de toneladas. Em segundo, está Itaguaí (RJ): 56,6 milhões de toneladas. No terceiro lugar, Paranaguá (PR): 48,5 milhões de toneladas. Depois aparecem Rio Grande (RS), com 27,2 milhões de toneladas movimentadas, e Suape (PE), que movimentou 23,4 milhões de toneladas.

Analisando os terminais privados, Ponta da Madeira (MA) liderou a movimentação em 2018, com 198,1 milhões de toneladas. Depois vem Tubarão (ES), com 103,9 milhões de toneladas. Em seguida, aparecem Tebar (SP): 44,1 milhões de toneladas; Tebig (RJ): 42,9 milhões de toneladas; e Ilha Guaíba (RJ): 41,2 milhões de toneladas.

Em relação ao perfil de carga, portos e terminais movimentaram 712,8 milhões de toneladas de granel sólido, 2,4% a mais que em 2017; 235,1 milhões de toneladas de granel líquido (+1,9%); 112,8 milhões de toneladas de contêineres ( 4,8%); e 56,7 milhões de toneladas de carga geral solta ( 6,1%).

Entre as principais mercadorias movimentadas, destaque para o minério de ferro. O setor portuário movimentou 407 milhões de toneladas dessa carga em 2018. O minério de ferro, conforme os dados da Antaq, representa 36% do total movimentado por portos e terminais privados do país.

Em seguida, aparecem os combustíveis, com 203 milhões de toneladas (18,2%). Na terceira posição, contêineres, com cerca de 113 milhões de toneladas (10,1%). Outro destaque é a soja: 102 milhões de toneladas (9,1%).

Levantamento do órgão regulador registrou ainda que foram movimentados 10,041 milhões de TEUs (medida padrão utilizada para calcular o volume de um contêiner) em 2018, 7,2% a mais que em 2017. Apenas a Região Sudeste movimentou 4,7 milhões de TEUs. A Região Sul movimentou 3,4 milhões de TEUs. A Nordeste, 1,2 milhão de TEUs; e a Norte, com 0,8 milhão.

Navegação

Os dados mostraram também a movimentação de cargas por tipo de navegação no Brasil. A de longo curso transportou 823 milhões de toneladas, um crescimento de 32% entre 2010-2018. A cabotagem transportou 229 milhões de toneladas ( 26%, no mesmo período). A navegação interior transportou 61 milhões de toneladas, crescimento de 105% (2010-2018).

 

Fonte: CB

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