Brasil troca diplomatas em países árabes

Imprimir

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil está promovendo uma troca de cargos entre diplomatas que atuam em nações dos Oriente Médio e Norte da África. Em nota divulgada na segunda-feira (26), o Itamaraty anunciou que o governo do Sudão concedeu agrément (autorização) para que Luiz Eduardo de Aguiar Villarinho Pedroso assuma a embaixada em Cartum. Ele era cônsul-geral adjunto em Beirute, segundo posto na hierarquia do consulado geral do Brasil na capital do Líbano.

Conforme previsto na Constituição, Pedroso agora será sabatinado pelo Senado. Ele passará por duas sabatinas - na Comissão de Relações Exteriores e em Plenário - antes que seu nome seja aprovado. Se isso ocorrer, o Legislativo envia a aprovação para a Presidência da República, que anuncia o novo embaixador por meio de decreto.

Só após o decreto ser publicado é o que o diplomata pode assumir o novo posto. De acordo com o Itamaraty, não há um prazo preestabelecido para a publicação do decreto porque a realização das sabatinas depende da agenda do Senado. Enquanto Pedroso não assume o posto, Antônio Carlos do Nascimento Pedro continua como titular da embaixada do Brasil em Cartum, cargo que assumiu em 2009. Posteriormente, Pedro seguirá para a embaixada brasileira no Kuwait, onde substituirá Roberto Abdalla. Ainda não há definição do posto que Abdalla irá assumir.

O Itamaraty afirmou que a troca de embaixadores é normal e que os diplomatas ficam de dois a quatro anos, em média, no cargo antes de serem designados para outras missões.

Fonte: Aduaneiras

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016