Aeroporto de Vitória é o melhor em sua categoria

Imprimir

Após 16 anos de espera — desde o primeiro anúncio da ampliação em 2002 até a finalização das obras — o aeroporto de Vitória foi entregue, modernizado, em março de 2018, quando passou a brigar de igual para igual com os principais terminais e ainda saiu na frente: é do Eurico de Aguiar Salles o título de melhor aeroporto do País na categoria até 5 milhões de passageiros por ano. O resultado foi obtido por meio da pesquisa de satisfação do passageiro, realizada pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura durante o quarto trimestre do ano passado, com perguntas feitas por pesquisadores que circulam diariamente as áreas de embarque e desembarque.

Com pontuação mínima de 1 e máxima de 5, o terminal capixaba teve nota 4,58, desempenho superior à meta de 4 pontos do governo federal e à frente dos aeroportos internacionais de Goiânia, Manaus, Maceió, Natal, Cuiabá, Belém e Florianópolis, nessa ordem.

Entre os três tipos de categoria (até 5 milhões de passageiros por ano, de 5 a 15 milhões, e acima de 15 milhões), o aeroporto de Campinas (Viracopos) lidera como o melhor do País, com nota 4,80.

Em alguns quesitos, o aeroporto de Vitória obteve ainda a maior nota entre todos os participantes, como: disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos, qualidade da sinalização do terminal e oferta de assentos na sala de embarque.

A facilidade de embarque e desembarque no meio-fio, o tempo de fila na inspeção de segurança, a cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança e a limpeza de sanitários, por exemplo, também foram pontos bem avaliados.

De acordo com o superintendente do aeroporto de Vitória, Kleyton Peixoto Mendes, a Infraero tem se empenhado para proporcionar a melhor experiência ao passageiro.

Já o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, comemorou o resultado. Ele contou que o terminal não é mais um "gargalo" e agora acomoda bem os turistas.

Pesquisa de satisfação

Como é realizada?

A pesquisa é feita Diariamente, com 38 indicadores: 16 de infraestrutura; 8 de facilidades aos passageiros; 6 de companhias aéreas; 6 de órgãos públicos, 1 de transporte público e 1 sobre a satisfação geral.

Cada indicador ganha uma nota pelo entrevistado de até 5 pontos (1 = muito ruim; 2 = ruim; 3 = regular; 4 = bom; 5 = muito bom).
Categorias

Até 5 milhões de passageiros por ano

Aeroporto / Nota

1º Vitória - 4,58
2º Goiânia -  4,53
3º Manaus - 4,53
4º Maceió - 4,51
5º Natal - 4,39

De 5 a 15 milhões de passageiros por ano

Aeroporto / Nota

1º Campinas 4,80
2º Curitiba 4,75
3º Confins 4,61
4º Recife 4,44
5º Rio de Janeiro (SDU) 4,41

Acima de 15 milhões de passageiros por ano

Aeroporto / Nota

1º Rio de Janeiro (GIG) 4,45
2º Brasília 4,43
3º São Paulo (GRU) 4,35
4º São Paulo (CGH) 4,34

 

Fonte: Secretaria de Aviação Civil

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016