Setor mineral registra superávit de US$ 23,4 bilhões em 2018, diz ministério
- Detalhes
- 06/03/19
O comércio exterior do setor mineral apresentou saldo positivo de 23,4 bilhões de dólares em 2018, sendo 49,8 bilhões de dólares de exportações e 26,4 bilhões de dólares de importações, informou nesta quarta-feira o Ministério de Minas e Energia. Os dados abrangem a mineração (indústria extrativa) e a indústria da transformação mineral (metálicos, não metálicos e compostos químicos).
Considerando apenas a mineração, as exportações totalizaram 25,2 bilhões de dólares, alta de 4,8 por cento em comparação ao ano anterior.
"De todos os minérios exportados, o minério de ferro foi o destaque com 80 por cento do total da receita gerada. Ele representou 41 por cento do setor mineral e 8 por cento das exportações brasileiras", disse a pasta, em nota enviada à imprensa.
No comércio da transformação mineral, a pasta destacou as exportações de ouro e nióbio em 2018 de 2 bilhões de dólares e 2,8 bilhões de dólares, respectivamente.
No caso das importações da mineração, foram registrados 8,4 bilhões de dólares, com alta de 7,8 por cento, "justificado pelo aumento, tanto em volume como valor, das importações de potássio, que totalizaram 3,1 bilhões de dólares.
Fonte: Reuters