Maior aeronave comercial produzida no país, Embraer faz primeira entrega do jato E195-E2
- Detalhes
- 12/09/19
A primeira entrega do maior jato comercial produzido pela Embraer, o E195-E2, ocorreu nesta quinta-feira (12) na sede da fabricante em São José dos Campos. A aérea Azul vai ser a lançadora do modelo, apresentado em 2017. A previsão é que esse jato inicie as operações em outubro na rota Campinas (Viracopos)-Brasília.
Outras cinco unidades deste modelo serão entregues para a companhia ainda neste ano. Elas integram um pacote de compra de 51 aeronaves - em 2015 foram compradas 30 e, em dezembro de 2018 foi feito um complemento de 21 jatos comerciais por US$1,4 bilhão.
O jato E195-E2 é a segunda geração de aviões comerciais da família de E-Jets da Embraer. Ele foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em abril. Depois também foi certificado por órgãos internacionais de aviação.
A configuração vendida para a Azul tem 136 assentos e classe única. O presidente e CEO da Embraer aviação comercial, John Slattery, valorizou a tecnologia no projeto do E195-E2.
"Projetamos as asas com a maior aerodinâmica do mundo, melhoramos as tecnologias também na cabine interna da aeronave, atualizamos o cockpit, é uma tecnologia computadorizada", disse o executivo, que vai liderar a Boeing Brasil Commercial, empresa que vai ser criada a partir da parceria entre a Embraer e Boeing na aviação comercial.
O empresário fundador da Azul, David Neeleman, informou que a intenção da companhia é substituir até 2022 toda frota para a família E2. A companhia opera atualmente os jatos de primeira geração da Embraer.
Família de E-jets
Da mesma família do jato E-195 E2, o modelo E190-E2 começou a operar em abril do ano passado. A cliente foi a norueguesa Widerøe.
Fonte: G1