Ministra da Agricultura diz que ciência vai dar o 'tom' do comércio entre os países dos Brics
- Detalhes
- 27/09/19
A ministra da Agricultura Tereza Cristina afirmou que a ciência vai pautar as relações comerciais dos países que compõem os Brics; Brasil, China, Rússia, África do Sul e Índia.
"O comércio que seja principalmente baseado na ciência, e não as vezes como a gente tem visto aí no mundo algumas indagações sobre nossos produtos que nem sempre são indagações que retratam a realidade. Então, que sempre sejam baseadas na ciência, a ciência que vai dar o tom do comércio entre nós".
A declaração foi dada na tarde desta sexta-feira em Bonito (MS) durante o último dia de reunião dos representantes dos ministérios da Agricultura dos Brics.
Após dois dias de debates, os ministros assinaram a "Carta de Bonito", uma declaração conjunta com 27 parágrafos que aborda temas como inovação tecnológica, comércio, assuntos sanitários e sustentabilidade.
De acordo com o documento, os países dos Brics estão prontos para fortalecer os mecanismos e aprimorar a comunicação em importantes temas internacionais, como o incentivo a novas soluções para o aumento da produção de alimentos, o empreendedorismo em startups de agrotecnologia, o aumento do comércio internacional, a segurança alimentar em países em desenvolvimento.
O grupo formado pelos países dos Brics representa 40% da população mundial e 25% do PIB mundial.
O Brasil atualmente preside os Brics, o que faz com que o país seja responsável por coordenar as atividades dos países membros, apresentar iniciativas de cooperação e organizar os encontros anuais. A Rússia é o próximo país a receber o encontro da Agricultura dos Brics em 2020.
Participam do encontro em Bonito: Taolin Zhang, vice-ministro da Agricultura da China, Sergey Levin, vice-ministro da Agricultura da Rússia, Tereza Cristina, ministra da Agricultura do Brasil, Mcebisi Skwatsha, vice-ministro da agricultura da Africa do Sul e Bimbadhar Pradhan, vice-ministro da Agricultura da Índia.
Fonte: G1