Eike acerta venda de 65% do porto do Sudeste
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- 10/09/13
O empresário Eike Batista anunciou nesta terça-feira (10) que assinou acordos preliminares com a trading holandesa Trafigura e o fundo soberano de Abu Dhabi Mubadala para negociação exclusiva por um mês de um contrato para compra do controle e operação do Porto Sudeste, projeto da MMX, em Itaguaí(RJ).
Os dois lados se comprometeram a negociar com exclusividade pelas próximas quatro semanas, interrompendo as conversas com outros potenciais compradores como a Glencore e o consórcio de brasileiros (Vale, Gerdau, Usiminas e CSN).
O acordo prevê o pagamento de US$ 400 milhões pelo consórcio através da subscrição de ações em um aumento de capital da MMX Porto Sudeste, mesmo modelo adotado na MPX, empresa de energia do grupo que hoje tem como maior acionista a alemã E.ON. A MMX Porto Sudeste irá também assumir todas as dívidas bancárias da MMX, assim como dívidas referentes à obrigação de pagamento decorrentes do título MMXM11.
A proposta da Trafigura/Mubadala foi mais atrativa, pela injeção de US$ 400 milhões de novos recursos, além de assumir a maior parte da dívida da empresa.
Em contrapartida, Trafigura e Mubadala tornar-se-ão titulares, em conjunto, de 65% da participação acionária na MMX Porto Sudeste.
"Com efeito, a MMX Porto Sudeste contará com os recursos necessários para concluir o projeto do Superporto Sudeste e os negócios de mineração da MMX ficarão essencialmente livres de dívidas", disse o comunicado da MMX enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) hoje.
O comunicado não deixou claro se esse o dinheiro fica no caixa da empresa ou vai para Eike pagar outros credores. O empresário precisa levantar recursos para pagar as dívidas com Itaú e Bradesco na holding.
PORTO
Assim como os outros interessados, a Trafigura/Mubadala tem interesse apenas no porto do Sudeste, que está quase pronto. Eike também quer vender as minas, que demandam altos investimentos, mas ainda não encontrou interessados.
O terminal portuário está em construção e terá capacidade inicial de movimentação de 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
Segundo a MMX, o Porto Sudeste começou a ser construído em julho de 2010, com expectativa de iniciar suas operações em meados de 2014 e com plano de expansão de sua capacidade de movimentação para 100 milhões de tonelada por ano.
Ainda pelo acordo que está sendo negociado, a MMX Porto Sudeste disponibilizará à MMX Mineração um volume de embarque portuário de 7 milhões de toneladas por ano.
Adicionalmente, a MMX deve ser beneficiária de uma opção para estender o volume de movimentação portuária de 7 milhões de toneladas para 13 milhões de toneladas por ano. Esta opção poderá ser exercida, a qualquer momento, até 30 de junho de 2015.
Caso o Porto Sudeste seja expandido, a MMX terá o direito de aumentar o volume de sua movimentação portuária proporcionalmente. A MMX terá opção de adquirir participação acionária adicional na MMX Porto Sudeste de até 7,5%.
Divulgação MMX
Fonte: Folha de São Paulo