Compradores estrangeiros participam de encontros do setor
- Detalhes
- 11/09/13
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e, por meio do Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, realizaram rodadas de negócios durante a Fenasucro 2013. O maior encontro mundial do setor sucroenergético aconteceu de 27 a 30 de agosto em Sertãozinho, interior de São Paulo.
Com o objetivo de promover a integração e fomentar o comércio entre empresas brasileiras e estrangeiras, a Apex-Brasil e o Apla reuniram representantes do setor sucroenergético do Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Argentina, México, Guatemala, Costa Rica, Quênia e Cuba. Os quatro dias de feira resultaram em 463 contatos comerciais. O engenheiro Guilhermo Martin Abreu, do Grupo Açucareiro Azcuba, empresa cubana estatal, responsável por toda a produção e distribuição do açúcar em Cuba, esteve pela primeira vez nas atividades promovidas pelo Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution. "Viemos em busca de componentes de máquinas para manutenção e de novos equipamentos, principalmente de colheitadeiras", disse.
De acordo com Flavio Castelar, diretor executivo do Apla, as visitas às usinas favorecem o intercâmbio com as empresas nacionais, "Os visitantes podem ver na prática, a implementação das tecnologias e logo depois têm acesso aos produtos na feira, deixando os negócios entre eles mais rápidos e eficientes", explicou.
Na programação do Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, os compradores estrangeiros também tiveram a oportunidade de participar de uma visita técnica à usina Viralcool. A Viralcool produz diariamente 700 mil litros de álcool e gera 27 mega watts de energia.
O Apla divulgou o resultado parcial das rodadas de negócios entre 21 compradores internacionais e 53 empresas brasileiras. A expectativa de negócios gerados é de 220 milhões de dólares, número que poderá aumentar até o final do mês de setembro.
Fonte: Apex-Brasil