Mais de 30 milhões de brasileiros ficaram sem emprego no final de 2020, diz IBGE

Imprimir

No quarto trimestre de 2020, faltava trabalho para 32 milhões de brasileiros, revelam dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 26. Dentre eles, 5,8 milhões desistiram de procurar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Para o IBGE, este contingente forma os trabalhadores subutilizados. Ele reúne os desempregados, os desalentados (que desistiram de procurar emprego), aqueles que estão subocupados (trabalham menos de 40 horas semanais), e os que poderiam estar ocupados, mas não trabalham por motivos diversos.

Na comparação com o quarto trimestre de 2019, aumentou em 5,9 milhões o número de trabalhadores subutilizados, o que corresponde a um crescimento de 22,5%. Já na média anual, esse contingente chegou a 31,2 milhões, o maior já registrado pelo IBGE, com alta de 13,1% em relação à média do ano anterior, que equivale a 3,6 milhões de pessoas subutilizadas a mais.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), que é uma das maiores pesquisas realizadas pelo IBGE. Além de ser responsável pelo principal indicador do mercado de trabalho do país, ela também levanta dados sobre moradia, educação e saúde da população brasileira

Com este contingente, a taxa composta de subutilização ficou em 28,7%, 5,8 pontos percentuais a mais que a registrada no 4 trimestre de 2019, que foi de 23,0%. Já a taxa média anual de subutilização ficou em 28,1% - a maior já registrada pelo IBGE - 3,9 p.p. acima do ano anterior, que foi de 24,2%.

Fonte: A Tarde

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016