Açúcar sobe com foco no projeto que limita ICMS sobre energia
- Detalhes
- 29/05/22
Os contratos futuros de açúcar em Nova York reduziram sua primeira perda semanal em um mês, com o foco no projeto de lei que limita os impostos estaduais sobre combustíveis no Brasil, o que poderia tornar a produção de etanol menos atraente para as usinas com a redução no preço da gasolina. O açúcar bruto chegou a subir até 1% - depois de cair pelo quarto dia consecutivo na quinta-feira (26) - após a aprovação na Câmara da proposta que estabelece um teto entre 17% e 18% para o ICMS sobre combustíveis. O projeto agora segue para o Senado.
O projeto provavelmente "reduzirá os custos da gasolina brasileira", segundo o Hightower Report. "Com isso, haveria um impacto negativo na demanda brasileira por etanol, já que o spread entre os preços da gasolina e do etanol no Brasil atingiu um recorde no início deste mês."
Governadores e prefeitos podem tentar impedir a aprovação do projeto, pois pode impactar a receita estadual, disse Howard Jenkins, chefe de commodities globais na ADM Investor Services International.
Mesmo com a recuperação na sexta-feira, o açúcar tinha queda de 1.7% na semana.
Em outros mercados agrícolas, o cacau se estabilizou e o algodão caiu em Nova York. O café arábica recuou, após alta de 4,4% na quinta-feira, em meio à preocupação sobre a seca no Brasil.
Fonte: Bloomerg