Governo prorroga prazo para atualização do Cadastro Único por mais 30 dias
- Detalhes
- 17/10/22
O Ministério da Cidadania irá prorrogar por mais 30 dias o prazo para atualização das informações do Cadastro Único (CadÚnico). A data limite para atualização dos cadastros sem alterações há mais de dois anos era na sexta-feira (14/10). A revisão dos dados é necessária para evitar a suspensão ou cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil. Até a última segunda-feira (10), cerca de 263 mil ainda precisavam fazer a atualização cadastral.
Com a proximidade do fim do prazo, antes do anúncio da prorrogação, foram registradas filas quilométricas em postos de atendimento presenciais em todo o país.
O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao auxílio emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.
A falta de atualização dos dados do cadastro pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023. As informações são utilizadas ainda pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas.
Pelo aplicativo
É possível consultar a situação cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único, além do site na internet, para saber se os cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, e o que devem fazer para regularizar seus registros. Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo.
No entanto, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral. É possível verificar os endereços do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município neste link.
Fonte: Correio Braziliense