Confiança da indústria atinge o menor nível desde agosto de 2020

Imprimir

O ICI (Índice de Confiança da Indústria) recuou 0,2 ponto em outubro, para 90,8 pontos, o menor nível desde agosto de 2020 (89,8 pontos), mostram dados divulgados nesta sexta-feira (27) pela FGV (Fundação Getulio Vargas). O resultado representa o quinto mês consecutivo de desaceleração do otimismo no setor. "O resultado reflete uma percepção de melhora da situação atual, mas um aumento do pessimismo em relação aos próximos meses", relata Stéfano Pacini, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia).

"A maioria dos segmentos reduz sua projeção de produção, dado o nível elevado dos estoques e o fraco nível de demanda. Apesar da melhora do cenário macroeconômico, as taxas de juros e o endividamento ainda se mantém em patamares elevados, fatores que dificultam o reaquecimento da demanda", afirma ele.

Para Pacini, o efeito do início das quedas na taxa de juros e das medidas governamentais com o intuito de reduzir o endividamento ainda não surtiram efeito na demanda por bens industriais. "Isso tem limitado a recuperação da confiança do setor", relata o pesquisador.

Em setembro, houve queda da confiança em 10 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela Sondagem. O resultado reflete melhores avaliações sobre a situação atual, apesar de piora nas expectativas em relação aos próximos meses.

O ISA (Índice Situação Atual) subiu 1,2 ponto, para 90,9 pontos, enquanto o IE (Índice de Expectativas) recuou 1,6 ponto para 90,8 pontos, pior resultado desde julho de 2020 (90,5 pontos), período de lockdown ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.

Fonte: R7

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016