Vale deve vender mais ativos este ano e negocia fornecimento para EUA, diz CEO
- Detalhes
- 24/09/13
A mineradora Vale provavelmente venderá mais ativos neste ano como parte de seu plano de desinvestimentos, disse nesta terça-feira o presidente da companhia, Murilo Ferreira.
"Temos que tomar decisão sobre Rio do Norte (unidade de bauxita), temos que tomar decisão sobre nossas ações na Norsk Hydro", afirmou ele a jornalistas após palestra em congresso do setor em Belo Horizonte.
Ferreira disse ainda que tem "uma surpresa" no âmbito de venda de ativos neste ano, mas não deu mais detalhes. O presidente também anunciou que a Vale está negociando com os EUA a venda de pelotas de minério de ferro para o país, o que poderia abrir um novo mercado para a empresa, que atualmente não vende o produto aos norte-americanos.
ATIVIDADES
A maior produtora de minério de ferro do mundo busca se desfazer de ativos que não integram as suas atividades principais.
A Vale anunciou na semana passada a venda de 35,9% de sua empresa de logística VLI para a japonesa Mitsui e o fundo de investimentos do FGTS, administrado pela Caixa Econômica Federal, por R$ 2,7 bilhões, e está em negociações para se desfazer de uma fatia adicional.
Ferreira disse ainda que uma solução para a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) já deveria ter sido arranjada há muito tempo, sinalizando que a sócia ThyssenKrupp já poderia ter resolvido a situação da problemática usina no Rio de Janeiro.
A alemã Thyssen tenta vender a fatia majoritária que tem na CSA e uma usina no Alabama há mais de um ano.
Fonte: Reuters