Principal ganho para o Brasil com acordo entre MERCOSUL e UE é a saída do isolamento comercial, diz embaixador Rubens Barbosa na FIESP

Imprimir

O setor privado apoia a participação do Brasil na proposta de acordo comercial do Mercosul com a União Europeia e a negociação não pode ficar estancada novamente por países que não queiram participar, afirmou o embaixador Rubens Barbosa. Ele acredita que o acordo com o bloco europeu ficou ainda mais importante para a região da América do Sul com o andamento das negociações entre Estados Unidos e os países da União Europeia (UE). A principal vantagem do negócio, segundo Barbosa, seria a saída do Brasil do isolamento comercial.

O embaixador, que é presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), se reuniu com mais de 20 embaixadores da União Europeia na sede da entidade na manhã desta quarta-feira (25/09). O principal objetivo do encontro, que contou ainda com outros membros do Coscex, representantes do governo brasileiro e de países da Europa, foi debater meios de avançar as negociações para a constituição de um acordo de comércio entre a UE e o Mercosul. Segundo o embaixador, a entrega das listas de bens, serviços e compras governamentais dos dois lados com vistas a esse acordo está marcada para até o fim do ano.

"Dentro do Mercosul, por conta das diferenças entre os países, vamos ter listas diferentes de produtos, bens e serviços. É normal não haver uma única lista para os cinco países, o importante é que a negociação avance. Nós não queremos que essa negociação fique estancada novamente por países que não queiram participar", afirmou Barbosa.

Em sua Agenda de Integração Externa, a Fiesp sugere ações na área. Uma das propostas é a viabilização da assinatura de um acordo entre a UE e o Mercosul até o fim de 2014.

De acordo com estudo conduzido pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp, em 2012 a liberalização do comércio de bens entre os dois blocos causaria um aumento de até 12% das exportações brasileiras para a Europa.

"A principal vantagem do Brasil nesse acordo é sair do isolamento. Em 12 anos o Brasil negociou apenas três acordos comerciais", disse o embaixador e presidente do Coscex. "Realmente é a negociação mais importante que o Mercosul está desenvolvendo e ficou ainda mais importante por causa da negociação da UE com os EUA", completou.

Também participou do encontro com empresários na Fiesp a embaixadora Ana Paula Zacarias, chefe da delegação da União Europeia no Brasil. Ela reforçou a importância do acordo da UE com os Estados Unidos.

"Talvez seja o mais ambicioso que tentamos até hoje. As relações entre UE e EUA representam um terço do intercambio mundial de bens e serviços. Se for concluído com sucesso, esse acordo criará a maior zona de livre comércio do mundo" afirmou a embaixadora.

Segundo ela, as negociações, que começaram em junho deste ano, devem durar não mais que dois anos. A chefe da delegação da UE também reforçou a importância do Brasil como parceiro comercial para o bloco. "A relação entre UE e Brasil é a relação entre a maior economia da América do Sul e a maior economia do mundo", disse. "Estamos falando de um envolvimento de 700 mi de cidadãos. O futuro dessa relação é importantíssimo para os dois lados", afirmou.

De acordo com a embaixadora, em termos de investimento, a UE continua sendo o principal parceiro do Brasil, uma vez que o volume de trocas comerciais triplicou nos últimos dez anos e atinge hoje cerca de 100 bilhões de euros.

Apesar do reconhecido peso do Brasil para a economia europeia e vice-versa, a UE tem um mandato de negociação com o Mercosul como um grupo. A embaixadora reconheceu o empenho do Brasil e afirmou que a UE sabe o significado da palavra flexibilidade, mas "temos um mandato do nosso lado".

"Sabemos que existem sensibilidades e também níveis de desenvolvimento diferentes no Mercosul, que não há um modelo de acordo único", ponderou a chefe da delegação.

Fonte: Agência Indusnet Fiesp

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016