Brasil participa com 73 empresas da feira ANUGA, na Alemanha
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- 30/09/13
Produtos de 73 empresas dos setores de biscoitos, café, frutas, produtos orgânicos e étnicos balas e confeitos, carnes bovina, suína e de frango estarão presentes no Pavilhão Brasileiro na feira ANUGA, que será realizada de 05 a 09 de outubro em Colônia, na Alemanha. A participação é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com as entidades setoriais.
Em um espaço de 1,5 mil m², as empresas vão se reunir com compradores de diversos países da Europa e de outros continentes, como Oriente Médio e Ásia. Na área de convivência, chamada de Boteco Brasil, serão realizadas ações de apresentação e degustação de produtos, além de uma programação cultural e os Brazilian Talks, palestras rápidas com informações sobre alguns dos setores participantes. Realizada a cada dois anos, ANUGA é o principal evento mundial do setor de alimentos e bebidas, juntamente com a feira SIAL, também organizada a cada dois anos na França. A expectativa dos organizadores é receber este ano 155 mil visitantes vindos de 180 países.
Exportações brasileiras
Em 2012, foi o quinto maior exportador mundial de produtos agrícolas e pecuários, alimentos processados e bebidas. As exportações de US$ 66,5 bilhões no ano passado asseguraram ao Brasil a participação de 5,7% do comércio mundial desses produtos, superada apenas por Estados Unidos, Países Baixos, Alemanha e França.
Os produtos brasileiros são exportados para mais de 200 países e, em 2012, o Brasil foi o maior exportador mundial de café, suco de laranja e de carne de aves, ocupando a segunda posição na exportação de carne bovina e de soja.
O país é o segundo maior produtor mundial de biscoitos e ocupa a quarta posição entre os maiores fabricantes de chocolates, balas e confeitos. Também é crescente a produção de mel e de produtos orgânicos, juntamente com a produção de frutas para consumo em estadoin naturaou industrializadas.
Uma característica cada vez mais forte na cadeia da produção agrícola e pecuária brasileiras e na indústria de alimentos é a sustentabilidade dos negócios. Práticas de manejo corretas, social e ambientalmente sustentáveis asseguram produtos saudáveis, que atendem os mercados mais exigentes.
"A vocação natural para a produção de alimentos do Brasil vem se sofisticando e se expandindo, ganhando mercados em todo o mundo. Isso se deve à nossa indústria inovadora e tecnologicamente avançada, que possui grande variedade de produtos capazes de satisfazer as necessidades dos mais diversos mercados mundiais", avalia o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.
Fonte: Apex-Brasil