Iniciativas para o comércio são debatidas em Brasília
- Detalhes
- 14/10/13
A secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior participou na última semana do Fórum Nacional do Comércio. Promovido pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o encontro reuniu em Brasília mais de 800 participantes dentre empresários, autoridades e políticos que discutiram os gargalos, projetos e iniciativas do comércio do brasileiro.
Na programação foram debatidos temas como crédito e consumidores, lei geral da micro e pequena empresa, meios eletrônicos de pagamentos, inovações e e-commerce. O secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, participou da palestra Perspectivas do Cenário Econômico Brasileiro e Mundial. Humberto Ribeiro apresentou referências de países como China e Nigéria e configurando o que ele chamou de ideograma de oportunidades. A China, de acordo com o secretário, apresenta números vultosos de negócios, consolidando seu desempenho em qualidade, fabricação em escala e infraestrutura.
Sobre o comércio, o secretário do MDIC destacou que o segmento não se apresenta como uma consequência da indústria. Nesse sentido, planejamento, investimento e profissionalização são quesitos indispensáveis para estruturação de um plano para o desenvolvimento econômico do setor.
Na oportunidade, Humberto Ribeiro também destacou Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços - Simbracs 2013 que acontecerá em Brasília nos dias 12 e 13 de novembro. No encontro será promovido o debate e a disseminação do conhecimento dos setores de comércio, serviços e logísticas.
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, este é o momento de compartilhar necessidades e mostrar o funcionamento do varejo no país abrindo novas oportunidades para investimentos.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior