Safra principal de cacau da Bahia pode exceder previsão
- Detalhes
- 16/10/13
As entradas de cacau em todas as regiões produtoras permaneceram dentro dos níveis esperados e provavelmente terão pouca variação nas próximas semanas, mas segundo o analista de mercado, Thomas Hartmann, dados provisórios obtidos por um dos mais tradicionais pesquisadores de safra indicam a possibilidade de a safra principal da Bahia, – que acontece entre os meses de setembro a fevereiro-, exceder as previsões correntes de 1,0–1,3 milhões sacas.
Ainda segundo o analista, os dados mais confiáveis em relação a expectativa da safra principal de cacau, só serão obtidos no próximo mês, depois da avaliação dos danos causados pela podridão parda e pela vassoura-de-bruxa, pragas que atacam as lavouras e compromete a produção.
Esta semana entre os dias 7 e 13/10 foi recebido na Bahia 58.970 sacas (60 Kg) de cacau, outros estados entregaram 10.580 sacas. No Brasil o acumulado atinge 1.627.706 sacas de amêndoas. Chuvas rápidas, alternando com tempo seco e parcialmente nublado estão previstas prevalecer sobre a região cacaueira da Bahia durante o período. Precipitações mais intensas são esperadas para o próximo domingo (20), e segunda-feira (21), especialmente no extremo sul da região. As temperaturas variam entre 20º e 31ºC, fator que também pode contribuir para melhoria das lavouras baianas.
Fonte: SBA1