Importação de frutas e hortaliças cresceu 435% em dez anos
- Detalhes
- 18/11/13
Entre 2002 e 2012, a importação de frutas e hortaliças pelo Brasil cresceu 435%, passando de US$ 140 milhões para US$ 750 milhões, com dados apurados pela Secretaria de Comércio Exterior, a Secex. O aumento foi provocado pelo enfraquecimento da Europa e dos Estados Unidos pós-crise internacional de 2008, facilitando a entrada de produtos de outros países no mercado nacional, e pelo aumento do poder aquisitivo do brasileiro, aponta a revista Hortifruti Brasil, publicada pelo Cepea, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP.
Ainda de acordo com a revista, o principal fornecedor dos produtos ao Brasil é a Argentina, que entre 2010 e 2012 foi o destino de 52% dos gastos brasileiros com a importação de frutas e hortaliças. China, Chile, Espanha e Portugal também disputam o mercado, formado mais da metade (56%) pela importação de alho e pera, conforme mostra o gráfico abaixo. Entre outros produtos frescos destinados ao Brasil, destaque para cebola, ameixa, pêssego, nectarina, damasco, maçã, uva, kiwi e citros.
A circunstância acaba gerando uma oportunidade para os agricultores brasileiros. Para os pesquisadores do Cepea, os hortifruticultores podem aproveitar o aumento crescente da demanda para investir em reestruturação, qualificando e diversificando a produção.
Fonte: CEPEA