Michel Temer é homenageado por diplomatas árabes e reafirma apoio do Brasil à paz no Oriente Médio

Imprimir

Ao ser homenageado pelo Conselho dos Embaixadores Árabes nesta quarta-feira (04), em Brasília, o vice-presidente Michel Temer reafirmou o compromisso do Brasil com a paz no mundo árabe. "Quero reiterar o compromisso do Brasil com a paz completa no Oriente Médio", disse o líder para os convidados do jantar em sua homenagem, que também encerrou as atividades da Semana Árabe na capital federal. A Semana Árabe comemorou o Dia Nacional dos Árabes no Brasil e o Dia de Solidariedade ao Povo Palestino.

Ontem à noite (04), Temer foi recebido no clube Porto Vitória pela comunidade árabe, em um evento com a organização do Conselho dos Embaixadores. Segundo o vice-presidente, uma das crenças naturais do povo árabe, assim como do brasileiro, é na paz. "Quando o Brasil propõe a paz no Oriente Médio é fruto da índole do povo brasileiro, que é amante da paz e muito possivelmente por isso todos os árabes que vieram para o Brasil sentiram-se abençoados nesta terra", afirmou ele, que é descendente de libaneses. Temer disse que seu sonho como político brasileiro é ver a paz completa no Oriente Médio. Ele demonstrou seu carinho por suas raízes e falou que no seu coração convivem harmonicamente um mundo que é do passado, dos seus pais, o mundo árabe, e o mundo que é do seu presente, o Brasil. Temer afirmou que para ele é uma felicidade estabelecer contato com os países árabes como vice-presidente. "Fiz três viagens neste ano e duas no ano passado. Visitei, com muitos bons resultados, cinco países do Oriente Médio", afirmou ele.

Temer falou que há, entre os árabes que vivem no Brasil e os que vivem no mundo árabe, uma fraternidade
extraordinária. "Sou sempre recebido como irmão, como alguém da família, e isso não é apenas comigo", afirmou o vice-presidente da República. Ele lembrou que essas relações fortes entre árabes e brasileiros são também econômicas e ressaltou o avanço do comércio nos últimos oito anos. Temer foi incumbido pela presidente Dilma Rousseff de cuidar das relações do Brasil com os países árabes e tem trabalhado neste sentido.

O vice-presidente ganhou do Conselho dos Embaixadores o escudo brasileiro feito por técnicos palestinos. O decano do conselho e embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, foi um dos diplomatas que entregou o presente ao político brasileiro. Em seu discurso de abertura da homenagem, Alzeben falou que as relações do Brasil com os países árabes estão em seu melhor momento. "Estamos mais próximos do que nunca", disse.

O secretário-geral adjunto da Liga Árabe, Mohamed Sobeih, também falou aos presentes e lembrou da contribuição que os imigrantes árabes deram para o desenvolvimento de nações. Ele também fez um apelo para que as ocupações de Israel na Palestina cessem. "Os assentamentos têm que parar. Queremos o fim do bloqueio imposto sob a Faixa de Gaza", afirmou.

Alzeben estava emocionado com o final da Semana Árabe em Brasília. "O Brasil cantou e dançou em árabe durante uma semana", afirmou. Ele falou que estava certo de que este era apenas o começo de um longo caminho de confraternização com o povo brasileiro. Durante o evento, grupos artísticos vindos do mundo árabe se apresentaram. Entre eles estava o grupo egípcio Attanorah, com homens fazendo música com percussão, enquanto bailarinos dançavam ao melhor estilo árabe, com saias rodadas e coloridas.

Fonte: Comex

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016