Brasil segue no penúltimo lugar em ranking de competitividade

Imprimir

O Brasil ocupa penúltimo lugar em ranking de competitividade com 15 países, aponta estudo divulgado nesta quinta-feira (12) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O estudo "Competitividade Brasil 2013" mostra que as empresas brasileiras só ganham das argentinas na competição por mercado em um conjunto de 15 países com características econômico-sociais ou posicionamento no mercado internacional semelhante.

A posição de penúltimo lugar é a mesma de 2012. A CNI explica, no entanto, que neste ano houve a inclusão da Turquia na lista e passaram a ser 15 os países pesquisados - o que levou o Brasil a mudar da 13ª colocação para a 14ª. A nação mais competitiva do grupo permanece sendo o Canadá. Quesitos avaliados

Para a realização do ranking são considerados oito fatores: disponibilidade e custo de mão de obra; disponibilidade e custo de capital; infraestrutura e logística; peso dos tributos; ambiente macroeconômico; ambiente microeconômico; educação; tecnologia e inovação.

Em cinco deles, o Brasil encontra-se próximo do final do ranking (entre a 15ª e a 11ª posição). Nos outros três, fica no meio da lista (da 10ª à 6ª).

A pior colocação do Brasil está nos itens peso dos tributos e disponibilidade e custo de capital (ambas na 14º), seguida por infraestrutura e logística (13º), ambiente microeconômico (13º) e educação (9º).

O país está um pouco melhor em relação à disponibilidade e custo de mão de obra (7º), ambiente macroeconômico (10º) e tecnologia e inovação (8º).

De acordo com a CNI, o país melhorou em apenas dois aspectos em relação a 2012 disponibilidade e custo de capital (passou do último para o penúltimo lugar) e ambiente macroeconômico (da última para a 10ª colocação).

Por outro lado, de 2012 para este ano, o país perdeu posição em três fatores: disponibilidade e custo de mão de obra, infraestrutura e logística e tecnologia e inovação.

Países avaliados

Foram avaliados: África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México, Polônia, Rússia e Turquia.

Esta é a terceira edição do estudo, que foi publicado pela primeira vez em 2010, e novamente em 2012.

Fonte: G1

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016