Café permanece como sexto item das exportações do agronegócio com receita de US$ 5,2 bilhões
- Detalhes
- 16/01/14
O café participou de janeiro a dezembro de 2013 com 5,3% da balança do agronegócio brasileiro, ficando no sexto item da pauta das exportações atrás do complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais, cereais, farinha e preparações. As exportações de café somaram, neste período, US$ 5,2 bilhões referentes a 32 milhões de sacas de café.
Os números estão consolidados no Informe Estatístico do Café, atualizado mensalmente pela Secretaria de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Maior produtor e exportador de café do mundo, o produto nacional participou com 33,6% do mercado internacional. Permanecem como principais compradores de café verde, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Itália. De acordo com o informativo mensal, o consumo no mercado interno foi de 21 milhões de sacas de café. A produção nacional, de acordo com o levantamento da safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi de 49,2 milhões de sacas de café beneficiado, em uma área de 2 milhões de hectares.
Fonte: Mapa