Brasil cai no ranking de liberdade econômica
- Detalhes
- 16/01/14
O Brasil caiu 14 posições na edição de 20 anos do Índice de Liberdade Econômica do centro de pesquisa americano Heritage Foundation, que avalia dez fatores — de direitos de propriedade a empreendedorismo — em 186 países.
Classificado na 100ª colocação no relatório do ano passado, agora o país aparece em 114º lugar e é considerado "quase limitado", com 56,9 pontos, queda de 0,8 em relação à avaliação anterior (57,7). No grupo de 29 países da região que engloba América do Sul, América Central e Caribe, encabeçado por Chile e Colômbia, o Brasil está na 20ª colocação.
A posição do Brasil no ranking é produto de uma inversão de tendência. Na primeira metade da década passada, o país avançou, passou de 60 pontos e alcançou a classificação de "moderadamente livre". Porém, desde 2007, começou a perder pontos. Conforme a avaliação do instituto, o país retrocedeu no que diz respeito a liberdade na relações de trabalho, monetária, fiscal e comercial, além de gastos do governo e corrupção. Direito de propriedade e liberdade financeira foram parâmetros que se mantiveram inalterados. Foi registrada melhora no que tange a liberdade de investimento e de negócios.
Fonte: O Globo