Tecnologia permite ao consumidor personalizar caixa automático

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Imagine inserir o cartão em um caixa automático e todas as opções do menu corresponderem exatamente aos serviços que você pretender utilizar, sem que seja preciso apertar diversas teclas para encontrá-los.

O sistema de personalização do ATM (caixa eletrônico) chamou a atenção de grandes bancos internacionais durante a Wincor World 2014, uma das maiores feiras de tecnologia bancária do mundo.

A intenção, segundo os desenvolvedores, é fidelizar o cliente ao banco. "Se o consumidor, por exemplo, saca toda semana US$ 50, ele pode criar um botão direto na primeira página do menu de opções para isso", diz Bruno Velloso, que participou do processo de criação da ferramenta. Segundo Velloso, a ideia é diferente de alguns outros conceitos já pensados para este mercado, que selecionam menus pré-criados para cada tipo de cliente com base em seu histórico de operações ou perfil social. "Neste caso, cada consumidor pode criar ele mesmo o seu próprio menu", diz.

"A ideia é agilizar o uso do mecanismo pelos consumidores. Ninguém gosta de passar muito tempo no caixa eletrônico. Se o consumidor puder ter em seu menu principal apenas as opções que ele mesmo deseja (e usa), sairá satisfeito do banco", acrescenta.

O primeiro contato com o caixa personalizado, porém, é o que preocupa os bancos. Isso porque até que o sistema fique 'com a cara do consumidor', ele terá que gastar algum tempo definindo suas preferências.

"Instituições que ficaram interessadas pela ferramenta disseram que não permitiriam que as definições das preferências pudessem ser realizadas nos caixas em que há forte movimento para não atrasar os demais consumidores", diz Velloso.


Fonte: Folha de São Paulo

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