Região Sul tem a maior parcela de famílias endividadas, aponta CNC
- Detalhes
- 04/02/14
A região Sul mostrou a maior parcela de famílias endividadas, entre as grandes regiões do país em 2013. Já o Sudeste contou com a menor fatia de famílias com contas a pagar. Os dados constam da pesquisa Perfil Regional de Endividamento e Inadimplência das Famílias Brasileiras, nesta terça-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O levantamento usou como base dados coletados mensalmente pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que coleta informações por amostra, por meio de questionários, de 18 mil consumidores. Segundo a CNC, 62,5% das famílias brasileiras contavam com algum tipo de dívida no ano passado, entre cheques pré-datados, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.
Ao se analisar a parcela de endividados, a região Sul se destacou com 76% das famílias residentes declarando algum tipo de débito. A segunda posição foi observada na região Norte (68,2%); seguida por Centro-Oeste (67,8%) e Nordeste (65,8%). Em contrapartida, o menor percentual foi observado na região Sudeste (56,3%). O perfil do endividamento regional apurado pela CNC também mensurou a inadimplência sob a ótica das grandes regiões. Em 2013, a média de inadimplentes em 2013 girou em torno de 21,2% no total de famílias endividadas. Mas o recorte por localidades indica parcelas diferentes. A região Norte mostrou a maior fatia de inadimplentes entre famílias endividadas, com 25,9%; seguida por região Nordeste (23,4%); Sul (21,9%); Centro-Oeste (18,9%); e Sudeste (18,8%).
Já a maior parcela de inadimplentes sem condição de pagar seus débitos, no total de endividados, foi registrada na região Sul (8,8%); seguida por Nordeste (7,4%); Sudeste (7,2%); e Centro-Oeste (5,5%) e Norte (3,4%). Nesse quesito, a média nacional girou em torno de 6,9%.
Fonte: Valor Econômico