Campos do pré-sal batem novo recorde
- Detalhes
- 05/02/14
O Boletim de Produção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado ontem, mostrou que os campos da região do pré-sal da Bacia de Santos, em São Paulo, bateram recorde de produção, em dezembro do ano passado, com a extração diária de 346,1 mil barris de petróleo e 12,1 milhões de metros cúbicos de gás natural.
Com isso, a produção total do pré-sal atingiu, naquele mês, 422,1 milhões de óleo equivalente (petróleo e gás natural) por dia, com aumento de 2,5% em relação a novembro.
De acordo com o documento, a produção foi extraída de 28 poços dos campos de Baleia Azul, Caratinga e Barracuda, Jubarte, Linguado, Lula, Marlim, Voador, Marlim Leste, Pampo, Pirambu, Sapinhoá e Trilha. O Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, continuou como o maior na produção de petróleo do País, com uma média diária de 280,2 mil barris. Já o Campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de gás natural, com um volume de 6,3 milhões de metros cúbicos diários. PETROBRAS
Segundo a ANP, os campos operados pela Petrobras responderam por 91,9% da produção de petróleo e gás natural do Brasil. Do total da produção nacional, 91,9% da extração de petróleo e 72% da produção de gás natural foram retirados de campos marítimos. A Plataforma P-56, localizada no Campo de Marlim Sul, produziu, em nove poços a ela interligados, cerca de 145,2 mil barris de óleo equivalente por dia (petróleo e gás natural), sendo a maior unidade de produção.
Ainda no último mês de dezembro, 313 concessões, operadas por 25 empresas, foram responsáveis pela produção nacional. Destas, 82 são concessões marítimas e 233 terrestres. A produção de petróleo e gás natural, no Brasil, foi oriunda de 8.994 poços, sendo 765 marítimos e 8.229 terrestres. O campo com o maior número de poços produtores foi Canto do Amaro, na Bacia de Potiguar, com 1.109 poços. Marlim foi o campo marítimo com maior número de poços produtores, 59 no total.
Fonte: O Estado