Porto de Paranaguá exporta 12% a mais de grãos em janeiro

Imprimir

As exportações de granéis sólidos (soja, milho e farelo de soja) pelo porto de Paranaguá atingiram 982,9 mil toneladas em janeiro, um volume 11,89% superior ao registrado em igual período de 2013 e recorde histórico para o mês, informou em nota a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

De acordo com a entidade, condições climáticas favoráveis, manutenções melhor planejadas e a antecipação da colheita da soja estão entre os fatores que permitiram tamanha eficiência no período. "Temos investido em planejamento, otimização das operações e em obras para melhorar ainda mais a produtividade dos portos. E os resultados podem ser vistos agora", afirmou José Richa Filho, secretário de infraestrutura e logística.

A Appa revelou que o Pátio de Triagem do porto de Paranaguá recebeu 20,7 mil caminhões carregados com grãos em janeiro, 19% mais em relação ao mesmo intervalo de 2013. Conforme a administração, o sistema online de agendamento de cargas está funcionando sem problemas e não estão ocorrendo filas no acesso ao porto. A movimentação total de mercadorias em janeiro deste ano foi de 3,2 milhões de toneladas, uma alta de 12% ante igual período de 2013. O destaque foram os embarques de soja em grão, que somaram cerca de 190 mil toneladas, bem mais que as 340 toneladas verificadas em janeiro de 2013, segundo a Appa.

Já as importações de fertilizantes subiram 14% na comparação anual e, na avaliação da entidade, devem crescer ainda mais no decorrer do ano. "Estamos trabalhando na dragagem de manutenção dos berços e bacia de evolução. Só com este trabalho teremos ganhos bastante representativos. No momento, a draga tem paralisado alguns berços mas o benefício deste trabalho será sentido durante todo o ano", explicou o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, por meio de nota.

Fonte: Estadão

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016