"MT ajudará Brasil a superar EUA em produção de soja"
- Detalhes
- 12/02/14
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, afirmou, durante visita a Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), ontem (11), que a atual safra de soja brasileira vai ultrapassar a produção norte-americana.
"Nesta safra, devemos alcançar a liderança mundial na produção de soja, com uma colheita que pode ultrapassar 90 milhões de toneladas", declarou o ministro, durante lançamento da colheita da safra de grãos 2013/2014, feito pela presidente Dilma Rousseff (PT). O impacto deve ser refletido diretamente na economia nacional.
O ministro atribuiu o sucesso do agronegócio à parceria entre os produtores rurais e o Governo Federal.
"O que nos tornou essa referência mundial na produção de alimentos é uma resposta positiva da parceria entre Governo e produtores rurais", declarou. A safra nacional de soja está estimada em 90 milhões, deixando para traz a americana, que produzirá cerca de 89,51 milhões de toneladas. Os números são do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e foram divulgados na mesma terça-feira pelo Mapa.
Fator MT
"Não poderíamos ter escolhido local melhor para lançarmos a safra do que Mato Grosso, que é hoje responsável por um quarto dos grãos colhidos no Brasil, sendo ainda líder na produção de soja, milho e algodão. A estimativa é de ue sejam colhidas no estado 46 toneladas de grãos", comentou o ministro.
O Município foi escolhido para sediar o evento pela representatividade no agronegócio brasileiro, colhendo 1,5% de toda a produção nacional de grãos.
A colheita de soja em Lucas, por exemplo, é estimada em 800 mil toneladas por ano, em 240 mil hectares plantados, enquanto a de milho é de 1,1 milhão de toneladas em 170 mil hectares.
Outro destaque é o algodão, com cerca de 7,5 mil toneladas em 30 mil hectares.
Vitória do algodão
A presidente Dilma Rousseff também garantiu o reajuste do preço mínimo do algodão para R$ 54 por arroba.
Ela fez o anuncio durante a abertura oficial da safra brasileira de grãos. "É uma vitória do agronegócio do Brasil e de Mato Grosso", declarou a presidente.
Conduzindo pessoalmente uma colheitadeira, a presidente deu por aberta oficialmente a colheita e, em seguida, comandou a solenidade que marcou o início do plantio da segunda safra.
"Além de presidenta, agora sou operadora de máquina", brincou Dilma, anunciando que vai ampliar o investimento em cursos do Pronatec, com foco no agronegócio.
"O agronegócio é um exemplo para o país. A produção de grãos cresce 221%. A área plantada aumenta 41%. Isso é produtividade na veia. Isso que buscamos para todas as áreas do país", afirmou a presidente.
Fonte: Mídianews