Secex do MDIC amplia horário de atendimento para melhor orientar operadores do comércio
- Detalhes
- 14/02/14
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) irá ampliar o atendimento ao público neste ano com iniciativas para orientar melhor os operadores de comércio exterior.
"A Secex vem aprimorando a sua relação com o público constantemente, estudando formas de ser mais efetiva nos atendimentos. Por isso, decidimos adotar medidas que visam organizar a nossa agenda para responder mais às demandas do setor produtivo brasileiro", informou o secretário de Comércio Exterior, Daniel Godinho.
A partir do dia 19 de março, técnicos do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) terão horário fixo e exclusivo para realizar despachos com os interessados, às quartas-feiras, de 9h às 12h e de 14h às 18h. Para melhor aproveitamento do tempo, os atendimentos serão pré-agendados com o preenchimento de formulário para identificação dos temas a serem tratados. Os despachos serão focados em questões usais de competência do Decex, relacionadas a casos concretos referentes a operações de importação, exportação e drawback, com a previsão de duração de 30 minutos. Ao final, o público poderá avaliar se os atendimentos foram satisfatórios.
"A interface com o público externo representa uma ótima oportunidade de esclarecimento sobre as normas e procedimentos aplicados no exame das operações e também para colher sugestões de melhorias nos atuais processos", considerou o diretor do Decex, Renato Agostinho.
A Secex irá também ampliar a realização dos Seminários sobre Operações de Comércio Exterior. Os eventos serão realizados mensalmente, com a primeira edição deste ano em março, em Brasília. Os próximos seminários de 2014 ocorrerão em capitais do país, a partir de parcerias com as entidades localizadas nos estados. Durante os seminários, também ocorrerão despachos agendados previamente com os interessados.
Vale lembrar que o MDIC dispõe de um serviço de atendimento online para dúvidas sobre comércio exterior. Pelo Comex Responde, os interessados podem encaminhar questões gerais que são respondidas em um prazo médio inferior a cinco dias.
Fonte: MDIC