Exportações brasileiras de vinhos em 2013 crescem 23% em valor e totalizam US$ 5,3 milhões

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A atração despertada pelo país no mercado internacional com os eventos esportivos, a consolidação de ações de construção de imagem e promoção comercial pelo projeto Wines of Brasil, assim como uma maior maturidade de algumas vinícolas em negociações com o mercado externo impactaram positivamente as exportações brasileiras de vinhos engarrafados em 2013.

Em relação ao ano anterior, o resultado foi 17,8% maior em volume, com a venda de 1,51 milhão de litros. Já em valores, as exportações ampliaram em 23,10%, totalizando US$ 5,3 milhões. Os principais destinos foram: EUA, Paraguai, Japão, Colômbia, Reino Unido, Alemanha, Finlândia, China, Holanda e Canadá.

Os Estados Unidos se mantiveram como principal mercado do vinho brasileiro, registrando alta de 22,20% no volume. Em termos de valor, a resultado foi 42,3% maior, mostrando assim a qualificação dos produtos exportados. Contribuíram para este desempenho o contrato fechado por vinícolas com a Southern Wine & Spirits, maior distribuidora de bebidas no país, a ação promocional realizada pela rede de supermercados Central Market, além da participação em feiras, aulas e eventos com formadores de opinião e imprensa entre outras. Estas ações ganharam ainda maior consistência com a contratação do Brand Ambassador, Daniel Marquez, representante do Ibravin baseado em Miami, no segundo semestre do ano passado. Contando com os Estados Unidos, as exportações cresceram em cinco dos oito mercados-alvos do Wines of Brasil, sendo eles Alemanha, Canadá, China (Hong Kong) e Suécia. Tiveram recuos no Reino Unido, Países Baixos e Polônia. As vendas das empresas integrantes do projeto também representaram, em 2013, 80% do volume total exportado pelo país.

O Wines of Brasil é um projeto realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em 2013, das 40 vinícolas associadas, 23 efetivaram vendas no mercado internacional, ante 15 registradas em 2012.

Outro resultado de destaque no ano passado, foram as vendas no mercado alemão, que multiplicou o volume em quase oito vezes, passando de 8,7 mil litros para 67,5 mil litros. Contribuíram para este desempenho ações com a maior rede varejista na Alemanha, a Galeria Kaufhof, e o trabalho de relações públicas feito por um escritório contratado no país.

A vinda do importador e do executivo de compras da maior grupo varejista do Japão ao Brasil, o Isetan Mitsukoshi, foi o fator responsável por fazer o país saltar da oitava posição, em 2012, para a terceira, em 2013. As empresas fecharam negócios com vinícolas brasileiras após visitas apoiadas pela Apex-Brasil. No caso da Finlândia, que subiu da 12a para a sétima posição, as aquisições de vinhos brasileiros foram realizadas pela empresa de cruzeiro marítimo Viking Line, que opera rotas nos países nórdicos, por meio de uma ação realizada com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

"Em função dos grandes eventos esportivos, o Brasil estará na mira internacional até 2016. Mas o Wines of Brasil vem fazendo há anos um trabalho contínuo e dedicado nos países-alvo. Por isso, passa seriedade e as empresas sentem confiança para estabelecer relações de negócios. Paralelamente, as vinícolas estão com produtos com qualidade internacional e estão mais maduras para atuar com exportações", observa a gerente do projeto Roberta Baggio Pedreira.

Para 2014, os resultados devem superar 2013 em função do fechamento de contratos com grupos e redes varejistas nos Estados Unidos e Europa com os quais foi feito trabalho de aproximação e relacionamento no ano passado.

Fonte: Ibravin

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