Porto de Belém dá início, pela Rússia, às vendas de carne bovina para o mercado internacional
- Detalhes
- 21/02/14
O porto de Belém vai começar a exportar carne congelada para o mercado internacional a partir do próximo dia 24 de fevereiro, segundo previsão da Unidade de Vigilância Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Vigiagro /Mapa).
A primeira carga a ser exportada foi embarcada, em Belém, na última terça-feira (18), com cerca de 26 toneladas de carne. Na ocasião, os fiscais federais realizaram a inspeção do produto na câmara frigorífica recém-criada pela Companhia Docas do Pará (CDP), para adequar o porto paraense às normas internacionais de alguns países.
Com origem do município de Xinguara, no sul do Estado, a carga seguirá para São Petersburgo, na Rússia. Até então a exportação de carne congelada era realizada apenas pelo Porto de Vila do Conde, no município de Barcarena, que atualmente exporta de 25 a 30 contêineres por mês. "Com a construção da câmara frigorifica, o Mapa por meio da Uvagro porto de Belém (Vigiagro) está liberando a primeira carga para Rússia pelo porto de Belém. É mais um ponto de exportação no Estado que vem contribuir para impulsionar ainda mais a economia, além de gerar emprego e renda", explicou o chefe da unidade de vigilância, Carlos Alberto Batista.
Apesar de já estar pronta para o funcionamento, a câmara frigorífica com a capacidade para dois contêineres de 40 pés ainda precisa de alguns ajustes, assim a inauguração deve ocorrer no mês de março, segundo anunciou a CDP, instituição que gerencia o porto.
"Mesmo ainda faltando uns ajustes na câmara, o espaço já é um grande avanço por possibilitar aumentar a exportação da produção paraense. Já começamos bem exportando para Rússia, que é um mercado bastante exigente", reiterou Carlos Batista.
Fonte: Mapa