Porto de Santos lidera embarque do algodão de MT
- Detalhes
- 04/04/14
Números divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apontam que passaram 9,98 mil toneladas (do total de 13,5 mil), um tímido recuo em relação a janeiro, quando foram 10,9 mil. O principal destino da pluma no acumulado do ano tem sido a Indonésia.
Apesar dos números, segundo o Imea, o que chama a atenção porém, é o fato de que o porto de Paranaguá foi contra a tendência de queda, e registrou aumento de 30,2% (no total 3,3 mil toneladas) na quantidade de pluma embarcada pelo seu cais em fevereiro. "Isso ocorreu pois a movimentação de navios no porto de Santos foi extremamente intensa devido à alta quantidade de soja que passou por ele. Assim, parte da pluma destinada à exportação foi direcionada ao porto do Paraná, que possui maior capacidade de armazenamento do que os outros dois que recebem a fibra no Brasil". O instituto já sinalizou que Mato Grosso pode voltar a ser o maior produtor de algodão do país. Apontou que na safra 2013/2014 devem se produzidas 902 mil toneladas de pluma, evolução de 31,3% em relação ao ciclo anterior. Em seguida, segundo a Conab, a Bahia o segue, com 479 mil toneladas, 34% maior.
Segundo o instituto, "o aumento de produção deve ocorrer em decorrência da maior competitividade do algodão frente ao milho, e do consumo brasileiro, que deve ser 1,5% maior do que na safra 2012/13". Contudo, há possibilidade d produtividade sofrer queda de 1,8%, indo para 99 arrobas/ha, enquanto na Bahia deve subir 14%, chegando a 100, "considerando que tal perspectiva de avanço ainda pode ser alterada pelas condições climáticas e ataques de pragas".
Fonte: Só Notícias