Tragédia em Santa Maria (RS) é 2º incêndio mais mortal e 5ª maior tragédia da história do Brasil

Imprimir

Fonte: Blog do Planalto
Data: 28/01/2013


A presidenta Dilma Rousseff lamentou ontem(27) a tragédia ocorrida em Santa Maria (RS), onde mais de 200 pessoas morreram em um incêndio em uma boate. Dilma, que estava em Santiago, no Chile, onde participava da I Cúpula Celac – UE, cancelou encontros bilaterais com Argentina, Letônia e Bolívia e antecipou seu retorno ao Brasil. Ela vai diretamente para Santa Maria e pediu a todos os ministros que prestem apoio à Prefeitura de Santa Maria e ao governo do estado.

“É uma tragédia para nós todos. E eu não vou continuar na reunião por razões também muito claras, diante do que… quem precisa de mim hoje é o povo brasileiro e é lá que eu tenho de estar. E eu pedi a todos os meus ministros, que possam contribuir para minorar as consequências dessa tragédia, para estarem lá em Santa Maria, e eu vou estar também (…) Eu queria dizer também para a população do nosso país e para a população de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, nós estamos juntos. E, necessariamente, iremos superar, mantendo a tristeza”, disse.

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que deixou pelo menos 231 mortos na madrugada de ontem (27), foi o segundo incêndio mais mortal e a quinta maior tragédia da história do Brasil.

O maior incêndio brasileiro aconteceu no Gran Circo Americano, em 17 de dezembro de 1961, que deixou 503 mortos em Niterói (RJ). A tragédia foi provocada por um trapezista que disparou chamas contra a lona do circo, que pegou fogo.

Outras milhares de pessoas ficaram feridas por queimaduras de segundo e terceiro graus ou pisoteadas na correria após o incidente. A maioria das vítimas foram crianças.

O número de vítimas até o momento já é maior que o incêndio no edifício Joelma, em 1974, que deixou 188 mortos e foi o maior incêndio do Estado de São Paulo e agora o terceiro maior do Brasil.

Tragédias
A tragédia em Santa Maria foi a quinta maior do Brasil, se considerados também os acidentes aéreos e os desastres naturais. O maior número de mortos em apenas um único fato no Brasil foi em janeiro de 2011, quando mais de 900 pessoas morreram em chuvas na Região Serrana do Rio.

Tempestades também foram a causa do segundo, do terceiro e do quarto maiores desastres brasileiros. Mais de 500 pessoas morreram na região metropolitana do Rio, no fim de 1966 e no início de 1967, e 465 foram vítimas de uma série de chuvas em Caraguatatuba (litoral norte de SP), em março do mesmo ano.

Há dois anos, 256 pessoas morreram após as chuvas de 6 de abril no Rio e em Niterói, em especial no deslizamento do morro do Bumba, um antigo lixão na zona norte niteroiense.

O incêndio na boate Kiss ainda supera os três maiores desastres aéreos brasileiros --o acidente com o voo 447 da Air France em 2009 (228 mortos), o voo JJ3054 da TAM em Congonhas (199) e a colisão do voo 1907 da Gol em Mato Grosso (154).

VELÓRIO

Um ato ecumênico, em homenagem às vítimas do incêndio da Boate Kiss, está previsto para ocorrer na manhã desta segunda-feira em Santa Maria (RS). A celebração será feita pelo arcebispo da cidade, dom Hélio Adelar Rupert no CDM (Centro Desportivo Municipal), onde acontece um velório coletivo das vítimas.

Durante a madrugada, cerca de 40 corpos ainda eram veladas no ginásio. Segundo autoridades, apenas um corpo, de uma mulher, ainda não havia sido identificado. Oito corpos, já identificados, ainda não tinham sido procurados pelas famílias e foram transferidos para caminhões refrigerados.

O enterro da maior parte das vítimas deverá ocorrer no cemitério municipal, onde o Exército já trabalhava desde ontem para abrir as covas, mas ainda não há previsão de horário. Muitos corpos foram levados para outras cidades próximas a Santa Maria e para Porto Alegre (RS).

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016