Cultura do coco é tema de simpósio em Sergipe

Imprimir

Especialistas na cultura do coco, pesquisadores, assistentes técnicos e produtores participam nos dias 8 e 9 de maio, em Aracaju, do 'Simpósio sobre a Cultura do Coqueiro: Prospecção de demandas, Registro de Agrotóxicos e Amarelecimento Letal'.

O evento é de abrangência nacional e é promovido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE).

Cultura do coco é tema de simpósio em Sergipe

O objetivo do encontro, que acontece na sede da Unidade da Embrapa, na Avenida Beira Mar, 3250, bairro Jardins, é levantar demandas para o direcionamento da programação de pesquisa com todos os agentes envolvidos na cadeia produtiva do coco em todas as regiões produtoras do país. O acesso ao evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. A programação envolve apresentações de cenários de pesquisa e de mercado do coco no Brasil, reuniões em grupos de trabalho para levantamento de demandas de pesquisa e soluções tecnológicas, além de palestras e mesas-redondas com debates e esclarecimentos técnicos sobre as normas para registros de agrotóxicos no país e o amarelecimento letal, uma das mais graves e ameaçadoras doenças do coqueiro no mundo atualmente.

Com o simpósio, a Embrapa espera ter subsídios para dar direcionamentos estratégicos relevantes para as pesquisas com coco para o Brasil. "O coco é uma cultura de grande relevância para o país, especialmente no Nordeste, Sudeste e Norte. Esperamos ouvir diretamente dos produtores e assistentes técnicos o que eles esperam em termos de soluções tecnológicas para aumentar produção e produtividade, combater pragas e doenças e fortalecer a cultura nessas regiões", afirma o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Fernando Cintra, um dos organizadores do simpósio.

Com 23 pesquisadores especializados em coco, a Embrapa Tabuleiros Costeiros reúne o maior conhecimento agregado sobre a cultura no país, e é referência internacional em coqueiro há três décadas. As especialidades vão desde o preparo e seleção de mudas até estudos de mercado como resultado da produção, passando por práticas de manejo, fertilidade do solo, irrigação, melhoramento genético, combate a pragas e doenças, entre outras. Entre as publicações mais importantes sobre o tema, estão o Sistema de Produção de Coco no Brasil e a Árvore do Conhecimento do Coco, ambas disponíveis na Agência Embrapa de Informação Tecnológica.

As atividades acontecem na quinta (8) das 8h30 às 17h30, e na sexta (9) das 8h30 às 12h15.

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016