Nova versão do Serviço Brasileiro de Informações de Comércio Exterior (Comex-Responde)

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O governo lançou ontem (5), durante o Encontro Empresarial de Comércio Exterior (Encomex Empresarial), em Jaraguá do Sul-SC, a nova versão do Serviço Brasileiro de Informações de Comércio Exterior (Comex-Responde) que unifica o atendimento por meio de 23 órgãos públicos do governo federal para responder dúvidas sobre diversos temas da área, como normas e estatísticas de exportação e importação, acordos comerciais, oportunidades comerciais, propriedade intelectual, logística e transportes, entre outros.

O Comex-Responde é gerido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e, com a ampliação, todos os órgãos intervenientes passam a utilizar o canal para responder às questões dos usuários e providenciar esclarecimentos sobre os assuntos de suas áreas de competência. "Esta ampliação atesta o êxito do projeto-piloto desenvolvido pela Secex e também garante um canal mais efetivo aos operadores para a solução de suas dúvidas. Desta forma, iremos disseminar mais conhecimento sobre estes temas, o que contribui para o desenvolvimento do comércio exterior no país", afirma o secretário de Comércio Exterior, Daniel Godinho.

Ele também explica que a iniciativa está em sintonia com o estabelecido pelo Acordo de Facilitação de Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC), firmado em dezembro do ano passado na Conferência Ministerial da entidade, em Bali, na Tailândia. "O Brasil está se antecipando em relação à programação estabelecida em Bali e o país será líder no desenvolvimento das ferramentas previstas no acordo de facilitação comercial", avaliou.

A prestação das informações no Comex-Responde é gratuita e a consulta é realizada de forma clara e objetiva. Cabe ressaltar, no entanto, que não é objeto de resposta do serviço solicitações de providências e consultas relativas a processos e requerimentos individuais. O serviço contabilizou mais de 100 mil acessos no mês de maio e a expectativa é de que o número de usuários aumente ainda mais, a partir de agora, com a integração dos órgãos.

Fonte: MDIC

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