Rota do Oeste inicia duplicação da BR 163 em MT por Rondonópolis

Imprimir

A Rota do Oeste, empresa da Odebrecht TransPort responsável pela concessão da BR-163 em Mato Grosso, inicia nesta segunda-feira, dia 9 de junho, as obras de duplicação e recuperação da rodovia, conforme contrato de concessão firmado em março de 2014.

A estratégia é agir primeiro nos pontos considerados críticos para garantir uma melhoria imediata da fluidez e segurança. A duplicação começará pelo trecho de 22,7 km entre o perímetro urbano de Rondonópolis e o terminal multimodal de grãos da América Latina Logística (ALL). A previsão é que este trabalho seja concluído em início do segundo semestre de 2015. O trecho foi também o primeiro a ter a licença ambiental de instalação emitida.

Paralelamente, a Rota do Oeste já mobiliza equipes para que, em cerca de 30 dias, sejam iniciados os trabalhos de recuperação do pavimento e revitalização na rodovia dos Imigrantes, conhecida como contorno de Cuiabá, e no trecho de cerca de 80 km entre o Posto Gil e Nova Mutum. "Com esta estratégia conseguimos iniciar rapidamente a duplicação e ainda focar nos pontos em que a condição da rodovia é extremamente ruim, gerando melhorias imediatas na fluidez e segurança. Desta forma, agimos no Sul, na Capital e no Norte", afirmou o diretor geral da Concessionária, Paulo Lins.

A reforma da BR-163 é um anseio antigo da população mato-grossense e deve impactar positivamente no desenvolvimento do país, já que é a principal responsável pelo escoamento de grãos. Cerca de 70 mil veículos trafegam todos os dias pela rodovia, sendo cerca de 68% veículos de carga. O Mato Grosso é o maior produtor de soja, milho e algodão do Brasil.

Somente nos primeiros cinco anos, prazo que a concessionária tem para concluir toda a duplicação sob sua responsabilidade – 453,6 km -, o investimento previsto na rodovia é de R$ 2,8 bilhões. Nos 30 anos de concessão, será de R$ 5,5 bilhões.

A Concessão

A Rota do Oeste assumiu a administração do trecho mato-grossense da BR-163 em 12 de março de 2014, por meio de um contrato de concessão firmado com o Governo Federal, com validade de 30 anos.

A empresa venceu a licitação, pois ofereceu o menor valor de tarifa para o pedágio, de R$ 2,638 por eixo para cada 100 quilômetros, que representou um deságio de 52,03% em relação ao teto de R$ 5,55 estabelecido no edital. No total, serão nove praças de pedágio que somente começará a ser cobrado quando pelo menos 10% (45,3 km) da duplicação estiver concluída.

A obrigação da Concessionária Rota do Oeste é realizar a duplicação de 453,6 km, da divisa com Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, do Posto Gil a Sinop, além da Rodovia dos Imigrantes, na Capital. Com a concessão, serão gerados 3 mil empregos diretos no pico das obras e outros 500 empregos diretos na operação. A Rota do Oeste prioriza a contratação de mão de obra local.

As demais extensões já estão duplicadas (113,9 km) ou terão as obras executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que ainda duplicará outros 281,1 km. Os pontos onde o DNIT atua são entre Rondonópolis e Cuiabá, (km 128,7 ao km 261,9), passando por Jaciara (km 278,9 ao km 315,4) e do Trevo do Lagarto até o Posto Gil. (km 353,5 ao km 507,1).

A manutenção e conservação desses trechos serão transferidas para a concessionária somente após a conclusão das obras, previstas para serem entregues em até quatro anos. Então, a Rota do Oeste passará a ser responsável pela operacionalização completa do trecho concedido, que é de 850 km.

Alguns serviços aos usuários como ambulância, guincho leve e pesado começarão a ser oferecidos em setembro deste ano aos usuários. A Rota do Oeste implantará ainda um plano de segurança viária, trazendo mais segurança e conforto ao motorista que passará a contar com socorro médico e mecânico 24 horas e com uma rodovia 100% monitorada, com câmeras a cada dois quilômetros.

O contrato também prevê a implantação de vias marginais em travessias urbanas, passarelas, trevos e outras obras de melhorias de acesso. Para a cidade de Rondonópolis, será implantando um contorno de 10,9 km.

A Rota do Oeste é uma empresa da Odebrecht TransPort, investidora e operadora no Brasil em negócios relacionados à mobilidade urbana, rodovias, sistemas integrados de logística e aeroportos.

Fonte: Assessora de Imprensa - Rota do Oeste

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016